HDS promove campanha de combate à Dengue junto à comunidade vizinha
Equipe de diversas áreas da unidade do Governo de Goiás vai de casa em casa, levando material explicativo e conversando com moradores sobre como evitar proliferação do Aedes agipty
O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), preocupado com os casos crescentes de dengue, realizou, na manhã de quarta-feira (4/5), uma ação de conscientização e alerta junto à comunidade circunvizinha sobre os cuidados preventivos e de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Para a ação, foi formada uma equipe com profissionais das diversas áreas da unidade do Governo de Goiás que saíram de casa em casa e, com uma abordagem humanizada, explicaram e entregaram, para cada morador, material explicativo de como evitar a proliferação do mosquito causador dessas doenças, o Aedes agipty.
A iniciativa foi estruturada pelas gerência médica e de operações e supervisão da Unidade de Cuidados Prolongados (UCP). A supervisora Cledma Pereira Ludovico, que conduziu a equipe e todo o trabalho, explica que foi uma ação de cunho psicoeducacional de grande importância, pois levou informação acerca da necessidade de se combater o Aedes e os cuidados a serem mantidos.
“Cada um de é responsável por eliminar os depósitos de água parada que podem virar criadouros do mosquito transmissor da dengue e, assim, evitar um surto da doença”, destaca Cledma.
A ação também despertou sentimento de gratidão nos moradores da comunidade. “É uma ação que, além do cuidado, demonstra que estamos sendo lembrados. Vocês serão sempre bem-vindos às nossas casas”, afirma o morador Cláudio Breno da Silva, que faz questão de dizer que cuida muito bem do quintal.
“Mantenho uma rotina de limpeza aqui em casa. Cuido do quintal, não guardo entulhos e estou sempre atento em situações que possam servir de criadouros para o mosquito”, acrescenta Breno da Silva.
Naiclea Silva (texto e foto)/Agir