HDS promove ação de testagem gratuita em alusão ao Julho Amarelo
Ação teve como objetivo facilitar acesso ao diagnóstico, contribuindo para tratamento precoce e prevenção de hepatites B e C, HIV e sífilis

O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) realizou, na última semana, uma ação de testagem gratuita para hepatites B e C, HIV e sífilis, como parte das atividades da campanha Julho Amarelo, que busca conscientizar a população sobre as hepatites virais.
Promovida pelo Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica (NHVE) e pela Supervisão da Experiência do Paciente, a iniciativa teve como objetivo facilitar o acesso ao diagnóstico, contribuindo para o tratamento precoce e a prevenção dessas doenças silenciosas que afetam o fígado e, se não tratadas, podem causar complicações graves.
Além da testagem, a programação contou com uma palestra da médica infectologista Ariana, que reforçou a importância da detecção precoce. “É fundamental lembrar a população sobre o risco das hepatites virais. Hoje, contamos com tratamentos muito eficazes para controlar e até eliminar essas infecções. Mas o primeiro passo é o diagnóstico, especialmente porque muitas vezes os sintomas não aparecem. Por isso, a testagem regular é essencial”, destacou.
A médica também avaliou positivamente a mobilização. “Tivemos uma ótima participação e o público aproveitou para tirar dúvidas. Ações como essa são importantes para incentivar a busca pelo diagnóstico e promover mais cuidado com a saúde”, concluiu.
Naiclea Luzia da Silva (texto) e Vinicius Souza (foto) / Agir


