HCN oferece salão de beleza humanizado para melhorar autoestima de pacientes internados

Projeto Embeleza Saúde tem como objetivo proporcionar momentos de cuidado e incentivar a autoestima de quem está internado da unidade do Governo de Goiás em Uruaçu

Paciente internada recebe cuidados de voluntária do projeto Embeleza Saúde do HCN

Comprometido com a saúde dos pacientes e em oferecer o melhor atendimento humanizado à população, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) inaugurou, em maio, o projeto Embeleza Saúde. A iniciativa tem como objetivo proporcionar momentos de cuidado e incentivar a autoestima de quem está internado na unidade do Governo de Goiás em Uruaçu, .

“A melhor coisa que aconteceu até hoje, aqui em Uruaçu, foi esse hospital. Nele a gente trata, faz todos os exames. É muito bem atendido e não paga nada. Então, eu tenho muito o que agradecer, a Deus e a todas as pessoas que trabalham aqui. Eu trabalho como voluntária do projeto, para retribuir todo o amor que recebi aqui e porque sei também que as pessoas que estão internadas, que estão doentes, ficam muitos dias na cama e não se sentem bem”, relata Maria do Amparo, que também é paciente oncológica do HCN.

Ainda segundo Maria do Amaparo, o trabalho de voluntariado tem ajudado também na sua recuperação: “Eu nunca tinha visto salão de beleza em hospital, isso aqui é um serviço de muita bondade, do hospital e das pessoas que trabalham nele. Eu trabalho aqui e sou muito feliz. Trabalho com vontade. Duas vezes por semana, eu venho aqui no HCN ver quem está precisando dos meus serviços. Os pacientes se arrumam e saem daqui felizes. E isso me deixa feliz também. Fico contente em saber que eu posso fazer algo por alguém, assim como todos estão fazendo por mim”, acrescenta.

Os pacientes atendidos pelo projeto e seus familiares também deixam seus relatos de agradecimento à equipe do hospital. Maria Eduarda, mãe de um paciente da UTI neonatal, conta que estava havia 39 dias acompanhando o seu bebê no hospital. “Durante todo esse tempo da internação, não consegui me preocupar com a beleza. Fiquei muito feliz em participar do projeto, porque é muito importante a gente voltar a se cuidar para poder cuidar, ainda melhor, dos nossos bebês”, conta a mãe.

Saúde integral e humanizada
O projeto Embeleza Saúde faz parte da política ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa, na sigla em inglês) do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), e tem o intuito de promover o cuidado à saúde de forma integral e humanizada. “Trata-se de mais um gesto de carinho para com os pacientes do HCN”, define Karina Pavão, diretora médica de sustentabilidade e ESG da organização social que administra o hospital.

“Vários deles acabam ficando internados por um período prolongado, ou até mesmo não tem acesso a um salão de beleza, e precisam desses cuidados com os cabelos e a pele, pois auxilia na melhora da autoestima também. Dessa forma, podemos promover um atendimento ainda mais humanizado e acolhedor para nossos pacientes”, relata, ainda, a médica do HCN.

O salão de beleza do HCN existe desde junho de 2022, e foi cuidadosamente projetado e equipado com todos os materiais necessários para promover um tratamento digno aos pacientes. A fim de atendê-los de forma constante, o projeto Embeleza Saúde foi idealizado em parceria com cabeleireiros e profissionais de estética, todos voluntários do município.

A equipe de voluntários do projeto já conta 8 cabeleireiras, 3 designers de sobrancelhas, 9 barbeiros e 1 maquiadora, prontos para atender os pacientes do hospital. Toda a organização e os agendamentos estão sendo realizados pela Enfermeira Valdilene Silva, coordenadora de sustentabilidade do HCN.

Victor Weber (texto) e Cristiano Martins (foto)/Imed

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo