HCN apresenta projeto Transformação Digital no 2º Encontro Renaveh-GO
Representantes da unidade do Governo de Goiás no município de Uruaçu compartilham experiências e avanços sobre o projeto de transformação digital em evento estadual em Goiânia
Representantes do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) marcaram presença no 2º Encontro Estadual da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh-GO), ao apresentar o trabalho A Transformação Digital ao Acesso aos Dados.
No evento, realizado nos dias 29 e 30 de novembro, em Goiânia, Fhadya Costa Lima, enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HCN, e Sérgio Vasquez, diretor de Tecnologia e Informação do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), organização social que administração a unidade do Governo de Goiás compartilharam suas experiências e avanços na aplicação da tecnologia para aprimorar a gestão de dados hospitalares.
Sérgio Vasquez abordou a transformação digital no acesso aos dados, destacando desafios conhecidos, como falta de interatividade, custos elevados de implantação e a necessidade de engajar equipes. Ele delineou os passos essenciais no processo, desde a extração e transformação de carga até a criação de dashboards, Business Inteligence (BI) e alertas por meio de tecnologias como inteligência artificial (IA).
“Agentes inteligentes baseados em IA analisam milhares de dados diariamente, contribuindo para a eficiência operacional. Notificações de IA sobre taxa de ocupação, classificação de risco e outros aspectos ocorrem 24 horas por dia, sem interrupção, resultando em melhorias na qualidade e velocidade do atendimento”, explica o diretor.
Fhadya Costa Lima apresentou como o Business Intelligence (BI) funciona no HCN, salientando a importância da plataforma na análise de dados epidemiológicos em tempo real. “Com simples cliques, é possível acessar uma variedade de informações, como índices, especialidades, e dados por período, mês, dia e setor. A visibilidade proporcionada pela plataforma permite uma abordagem eficaz na análise epidemiológica”, afirma a enfermeira.
Renaveh
Composto pelos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) vinculados ao Ministério da Saúde, o Renaveh integra a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar. Seu objetivo central é detectar, monitorar e responder imediatamente a potenciais Emergências de Saúde Pública (ESP) no âmbito hospitalar, e os NHE são importantes sentinelas nesse processo.
Além de o HCN ser destaque no Renaveh-GO, o Imed também foi mencionado no 1º Workshop Goiano de Inovação Tecnológica em Saúde Pública, pela Superintendente de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), Luislena Luna Esmeraldo. Ela enfatizou a importância do evento em prol da inovação tecnológica na saúde pública, realizado em 17 de novembro, também em Goiânia, e destacou o trabalho de gamificação na assistência à saúde da criança para diminuir a ansiedade antes de um processo cirúrgico.
Yasmin Bernardes (texto e foto)/Imed