Governo inaugura Complexo Regulador Estadual e confere equipamentos de última geração


Modernizar a administração e racionalizar o sistema de regulação em Goiás, com a função de oferecer melhor acesso aos serviços de saúde que estão mais próximos da região onde o cidadão reside. Estes serão os principais benefícios do novo Complexo Regulador Estadual, inaugurado pelo governador Marconi Perillo e pelo secretário de Estado da Saúde, Antonio Faleiros Filho, nesta sexta-feira (10/5). A nova sede do Complexo funciona no Almoxarifado Central da SES-GO, na Rua 26 nº 10, Bairro Santo Antônio, em Goiânia.

Superintendentes, gerentes, diretores de unidades e servidores da SES, os secretários municipais de Saúde de Goiânia e Aparecida de Goiânia, Fernando Machado e Paulo Rassi, o deputado estadual Hélio de Sousa, ex-prefeitos e representantes das Organizações Sociais, PUC Goiás e Santa Casa prestigiaram o evento.
Equipamentos de última geração

Antes de inaugurar a nova sede do Complexo Regulador Estadual, o Governador e o secretário Faleiros visitaram o Almoxarifado da SES. Eles conferiram equipamentos, no valor total de R$ 15,5 milhões, que começam, a partir da próxima semana, a ser entregues às unidades de saúde da rede própria da SES. Para demonstrar os equipamentos, a Gerência de Engenharia Clínica reproduziu um leito de UTI no local, com cama, respirador, monitor e demais aparelhos.

“Adquirimos equipamentos hospitalares de ponta, com tecnologia de última geração, que no Brasil só estão disponíveis em hospitais de referência, como o Albert Eistein e Sírio Libanês”, destacou o gerente de Engenharia Clínica, Ricardo Alcoforado Maranhão Sá.

Ao todo são 486 itens entre monitores diversos, oxímetros (que medem a quantidade de oxigênio no sangue), carditocógrafo (que monitora os movimentos e os batimentos cardíacos de fetos, além dos movimentos uterinos maternos), ventiladores, mesas cirúrgicas e outros.
Discursos

O governador e o secretário fizeram o descerramento da placa da nova sede do Complexo Regulador Estadual e, em seguida, conheceram as novas instalações. Os técnicos apresentaram ao governador como funciona o sistema de regulação dos pacientes. O Complexo funciona 24 horas, durante os sete dias da semana.

“Se olharmos para trás, para o início da nossa gestão, perceberemos que muita coisa já foi feita na área da saúde. Ao mesmo tempo, se olharmos para frente, veremos que ainda temos muito a fazer, pois a Saúde é muito complexa”.

O secretário da Saúde enfatizou o apoio dispensado pelo governador com as questões da pasta. “Marconi é um dos governadores que mais entende de Saúde”, declarou Faleiros listando avanços conquistados na atual gestão, como a parceria com as OSs na administração dos hospitais, o Fundo Estadual de Saúde e a redução da burocracia e do tempo dos processos de licitação. Ao elogiar a dedicação da equipe, ele fez um anúncio que agradou os servidores: “Estamos discutindo o Plano de Carreira da Saúde e devemos entregá-lo ao governador ainda este ano”. Ao finalizar seu discurso, o secretário reafirmou o compromisso que fez quando assumiu o órgão no início do terceiro governo Marconi. “Na área da Saúde, quero deixar Goiás em um dos primeiros lugares do país”.

Os secretários municipais de Saúde Fernando Machado (Goiânia) e Paulo Rassi (Aparecida de Goiânia) ressaltaram a parceria estabelecida entre o governo do Estado e os municípios para resolver os problemas e garantir à população acesso aos serviços. O secretário de Goiânia afirmou que a inauguração do Complexo Regulador Estadual controla o fluxo dos pacientes e hierarquiza todo o processo. “Percebemos que mais de 90% dos problemas de saúde das pessoas podem ser solucionados na atenção básica e esta regulação correta possibilita a chegada dos casos realmente graves aos hospitais de alta complexidade”, falou Machado.

Rassi elogiou a escolha de Marconi Perillo quando, ao definir sua equipe de governo, buscou em Faleiros a experiência e o comprometimento que a Saúde exige. “Faleiros tem tomado atitudes e realizado ações para resolver os problemas da saúde no Estado”, considerou, lembrando que, quando era secretário em Goiânia, ele cedeu um espaço na Central de Regulação do município para o funcionamento do Complexo Estadual.

A descentralização dos serviços de saúde e a instalação dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) deram o tom da fala do deputado estadual Hélio de Souza. Segundo o deputado, os AMEs trazem dignidade aos cidadãos, pois o atendimento próximo de casa agiliza o diagnóstico e o tratamento das enfermidades.

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) são centros de diagnóstico e orientação terapêutica que reúnem em um só lugar várias especialidades médicas, para atendimento aos pacientes encaminhados pela rede básica de saúde. Serão 21 municípios goianos do interior que terão o AME ao custo médio de R$ 15 milhões por cada unidade.

Os elogios aos colaboradores da Saúde também mereceram destaque no discurso do governador. Perillo contou que em todos os seus seis mandatos eletivos sempre foi procurado por famílias em busca de atendimento e serviços médicos. “Avançamos muito na gestão da Saúde para que a população carente, que não tem a quem recorrer, tenha acesso à saúde”, enfatizou o governador.

Ao comentar sobre o decreto que reorganizou as unidades de saúde da rede estadual, Marconi Perillo disse que o planejamento estratégico do governo possibilita a eficiência na gestão e, consequentemente, o alcance do objetivo de fazer Saúde com a urgência que a área exige. “O que nós fazemos não é nada mais que nossa obrigação: prestar um serviço de Saúde digno aos cidadãos”, disse Marconi encerrando a cerimônia.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo