Goiás sai na frente e amplia acesso a especialistas com rede de policlínicas
Estado já oferece mais de 60 mil consultas por mês, com atendimento resolutivo e fortalecimento do SUS

Goiás se consolidou como referência nacional no acesso a consultas e exames especializados pelo SUS. Nesta quinta-feira (28/8), a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, no auditório do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), o Fórum de Boas Práticas no Atendimento de Especialidades, com representantes das unidades de saúde estaduais e do Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (CEROF-UFG), Vila São Cottolengo e Hospital Padre Tiago, em Jataí .
O encontro destacou como o Estado saiu na frente ao estruturar uma rede de seis policlínicas regionais (Goiás, Quirinópolis, Posse, Formosa, Goianésia e São Luís de Montes Belos), que hoje são pilares da regionalização da saúde. Graças a essas unidades e aos ambulatórios hospitalares, Goiás garante mais de 60 mil consultas por mês, sendo 40 mil nas policlínicas e 20 mil nos hospitais, em cerca de 20 especialidades médicas.
“Esse modelo encurta o caminho do paciente, oferecendo mais resolutividade e menos espera. Agora nosso objetivo é avançarmos ainda mais, com apoio do Ministério da Saúde, e sempre que possível, a meta é que a consulta, o exame e o retorno ao especialista aconteçam no mesmo dia, evitando filas e garantindo um cuidado mais humanizado”, ressaltou o subsecretário de Políticas e Ações em Saúde da SES-GO, Luciano de Moura Carvalho.
Protagonismo nacional
O Ministério da Saúde lançou recentemente o programa “Mais Acesso a Especialistas”. No entanto, Goiás já vinha se antecipando há anos, ao investir na expansão de policlínicas e hospitais regionais. “Sem essas estruturas, não teríamos conseguido levar atendimento especializado para regiões distantes da capital. Hoje, conseguimos oferecer qualidade e proximidade, cumprindo o compromisso do governador Ronaldo Caiado de regionalizar o SUS em Goiás”, destacou Luciano Carvalho.
Padronização e equidade
Outro avanço do programa é a padronização do atendimento em todas as unidades. Isso garante que um cidadão atendido em uma policlínica de Quirinópolis tenha o mesmo padrão de qualidade que outro em Goiânia ou qualquer município da rede estadual. “A uniformidade nos serviços fortalece a eficiência e assegura equidade no acesso, independentemente de onde o paciente esteja”, explicou o subsecretário.
Patrícia Machado / Comunicação SES-GO
Foto: Marco Monteiro


