Goiás reúne regionais e municípios em oficina estratégica sobre hanseníase e reconhece cidades com melhores resultados

Encontro promovido pela SES-GO fortalece vigilância, qualifica indicadores e premia municípios que se destacaram no enfrentamento da doença

Evento premiou municípios que se destacaram no enfrentamento da doença

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Imunização, realizou no dia 24 de junho, em Goiânia, a Oficina de Análise dos Indicadores, Discussão e Elaboração de Estratégias para o Enfrentamento da Hanseníase. O encontro ocorreu no auditório do Lacen, reunindo coordenadores regionais e municipais diretamente envolvidos nas ações de controle da doença no estado.

A oficina integra o calendário anual de monitoramento da SES-GO e teve como objetivo principal qualificar a análise dos indicadores epidemiológicos e operacionais da hanseníase, além de alinhar estratégias para o enfrentamento da doença nos municípios goianos. Durante o evento, foram apresentados os resultados referentes ao ano de 2025, possibilitando uma visão atualizada do cenário da doença no estado.

A coordenadora Estadual de Doenças Negligenciadas da SES, Eunice Salles, destaca a importância da atuação de todos os entes nas ações de saúde. “O combate à hanseníase é uma construção coletiva. Reunir profissionais do Estado e municípios para analisar resultados e planejar estratégias fortalece toda a rede de atenção. Esse alinhamento é fundamental para avançarmos na detecção precoce e na cura dos pacientes”, reforça a coordenadora.

A programação técnica abordou temas essenciais para o fortalecimento da vigilância, como qualificação e consistência dos dados, vigilância de recidivas e resistência terapêutica, monitoramento do grau de incapacidade física, controle de qualidade de exames laboratoriais e uso de novas tecnologias para diagnóstico, além da distribuição de testes rápidos e insumos.

Outro destaque da agenda foi o espaço de troca de experiências entre os participantes, com discussões sobre a realidade dos municípios e desafios enfrentados na atenção à hanseníase. A iniciativa contribui para o aprimoramento das práticas locais e o fortalecimento das redes regionais de saúde, fundamentais para o diagnóstico precoce, acompanhamento adequado e redução de incapacidades relacionadas à doença.

Reconhecimento de boas práticas

Durante a oficina, a SES-GO também realizou a entrega de placas de reconhecimento aos municípios que se destacaram no alcance de metas e na qualidade das ações desenvolvidas no enfrentamento da hanseníase. A premiação referente ao ano de 2025 foi organizada em quatro categorias. Na primeira, foi reconhecido o esforço das 18 Regiões de Saúde pelo alcance, no estado de Goiás, da meta de 90% de cura da hanseníase, indicador considerado estratégico para o controle da doença.

Na segunda categoria, foram premiados municípios que diagnosticaram mais de 10 casos e atingiram índice superior a 90% de cura. Receberam reconhecimento as cidades de Abadia de Goiás, Goiânia, Goianira e Trindade (Região Central); Senador Canedo (Centro Sul); Águas Lindas de Goiás (Entorno Sul); São Miguel do Araguaia (Norte); Anápolis (Pireneus); Itapaci (São Patrício I); Caldas Novas (Estrada de Ferro); e Itumbiara (Sul).

Na terceira categoria, foram premiados os municípios da Região São Patrício II que responderam ao formulário do teste rápido sem inconsistências, demonstrando qualidade e confiabilidade nas informações prestadas. Entre eles estão Barro Alto, Goianésia, Itaguaru, Jaraguá, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Santa Rita do Novo Destino e Vila Propício.

Já na quarta categoria, o município de Goianésia recebeu destaque pela investigação e confirmação de casos com grau de incapacidade física 2, contribuindo para a vigilância qualificada e o manejo adequado dos casos mais graves da doença.

A realização da oficina e da premiação reforça o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde com o fortalecimento da vigilância epidemiológica e com a qualificação contínua das equipes de saúde. A hanseníase, embora tenha tratamento e cura, ainda exige atenção permanente das políticas públicas devido ao seu potencial de causar incapacidades físicas quando não diagnosticada precocemente. Ao incentivar boas práticas e promover o reconhecimento dos municípios, a SES-GO estimula o aprimoramento das ações locais e contribui para o avanço no controle da doença em Goiás, alinhado às diretrizes nacionais de enfrentamento das doenças negligenciadas.

Foto: Eunice Salles


Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Governo na palma da mão