Goiás contra o Aedes – Mais de 30 municípios serão vistoriados simultaneamente na primeira força tarefa de 2016

Em uma ação inédita no Estado, 33 municípios de diferentes regiões de Goiás serão palco nesta quarta-feira, 6 de janeiro, da primeira força-tarefa do ano para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Em todas as cidades serão realizados mutirões simultâneos e com ações sincronizadas, com o objetivo de prevenir os casos de dengue, chikungunha e zika. Na ocasião, todas as residências, estabelecimentos comerciais e lotes baldios dos municípios serão vistoriados pelas equipes. Todo o trabalho está sendo desenvolvido pelo Comitê Executivo Estadual de Combate ao Aedes e em parceria com o Corpo de Bombeiro Militar (CBM-GO).

Além da ação desta quarta-feira, haverá também na sexta-feira, 8 de janeiro, outra mobilização em 38 municípios. As atividades continuarão nos dias 12, 14, 19, 21 e 26 de janeiro, quando será fechado o ciclo de mobilizações do mês de janeiro, totalizando a visita aos domicílios de 246 municípios. Essa estratégia integra o movimento “Goiás contra o Aedes”, que tem a meta de visitar 3 milhões 120 mil domicílios em todo o Estado, até 31 de janeiro, e repetir o trabalho nos meses de fevereiro, abril e junho.

Com o cenário epidemiológico do Estado é preciso ligar o sinal de alerta. Em 2015 foram registrados 187 mil notificações de dengue. Além disso houve no último mês de dezembro a confirmação do primeiro caso do zika vírus. Para o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, é fundamental a participação ativa dos prefeitos para reduzir esses números. “O gestor municipal é uma figura decisiva para formar a força-tarefa local, capaz de mobilizar todos os setores sociais para combater o mosquito Aedes aegypti e reduzir as doenças da população”, diz.

Até o momento, o movimento Goiás contra o Aedes já realizou ações nos municípios de Trindade e em Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal. A operação nas duas cidades serviu de base para a expansão da primeira grande força-tarefa nos 81 municípios.

Estado de Emergência em Saúde

Foi decretado, no último mês de dezembro, estado de emergência em Saúde Pública visando o combate ao Aedes. Veja algumas das medidas adotadas pela SES:

– Editou resolução que tornou compulsória a notificação de todos os casos de zika ocorridos no Estado. A notificação é obrigatória a todos os profissionais de saúde, bem como aos coordenadores das instituições de saúde públicas e privadas responsáveis pelos atendimentos aos pacientes;

– Encaminhou nota técnica às unidades de saúde para formulação do padrão de microcefalias em Goiás no intuito de identificar mudanças na ocorrência das microcefalias;

– Para o gerenciamento de crise, a Sala de Situação com foco em Aedes aegypti, que funciona no Conecta SUS, passou a trabalhar em conjunto com o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS) e o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO), para construir uma agenda de mobilização a fim de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Municípios que desenvolverão a força-tarefa nesta quarta-feira

Abadia de Goiás

Vila Boa

Jesupólis

Campestre

Ceres

Cidade de Goiás

Goiandira

Goiatuba

Itaberaí

Luziânia

Morrinhos

Palmeiras de Goiás

São Luís de Montes Belos

Senador Canedo

Silvânia

Urutaí

Aruanã

Cristalina

Guarani de Goiás

Iporá

Jataí

Minaçu

Mineiros

Niquelândia

Padre Bernardo

Planaltina

Porangatu

Quirinópolis

Rio Verde

Santa Helena de Goiás

Santa Rita do Novo Destino

São Miguel do Araguaia

Uruaçu

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo