Goiás contra o Aedes chega a Rubiataba

A cidade de Rubiataba, distante 177 km de Goiânia, receberá os benefícios da ação “Goiás Contra o Aedes”, que já chegou a mais de 2 milhões e 700 mil imóveis goianos. A ação desta terça-feira acontecerá na Praça das Palmeiras, às 8h30 , e ainda em mais 21 municípios. Cada ciclo em média permite a mobilização de quase 20 mil pessoas entre agentes de Saúde, Bombeiros e voluntários.

A ação permitiu que milhares de focos do Aedes fossem retirados das casas goianas em um trabalho sistemático que permite que agentes de endemias, de Saúde e do Corpo de Bombeiros atuem de forma articulada para fazer a identificação e destruição dos focos nos imóveis.

De acordo com o Tenente do Corpo de Bombeiros, Antônio Carlos da Silva Moreira, já foram visitados em Rubiataba, desde o início da Operação, 3.774 imóveis. “Boa parte da população já foi mobilizada, mas é preciso reunir cada vez mais voluntários nas escolas, nas igrejas”, explica. De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, Rubiataba tem 8 casos de dengue registrados nas primeiras 8 semanas do ano.

Goiás contra o Aedes

A operação “Goiás contra o Aedes”, deflagrada em Goiás desde dezembro do ano passado, é consequência do decreto Governamental de emergência em Saúde pública no Estado por conta da incidência de diferentes doenças transmitidas pelo Aedes aegypti – dengue, chikungunya, febre amarela e zika.

A situação agravou-se ainda mais nos últimos meses com a associação da zika aos casos de microcefalia e de Síndrome de Guillain Barré (que afeta o sistema nervoso central).

Esse grave quadro impõe a necessidade de fortalecimento da assistência à saúde e do combate sistemático e contínuo ao mosquito transmissor. Goiás está em situação de emergência e em força-tarefa para eliminar criadouros do mosquito e assim, evitar o adoecimento coletivo.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo