Goiás contra o Aedes chega a mais 26 municípios

Ao completar nesta quinta-feira (21/01) mais 26 municípios visitados na ação Goiás Contra o Aedes, o Estado atinge a marca de 80,5% dos imóveis que receberam agentes de Saúde, de combate às endemias, militares do Corpo de Bombeiros, profissionais de saúde e voluntários. A previsão é de que mais de 90 mil imóveis nos 26 municípios sejam vistoriados (ver lista) nesta quinta e sexta-feira.

Até o momento, já foram visitados em Goiás 456 mil imóveis. Desses, 343 foram trabalhados, 980 moradores não aceitaram a visita dos agentes e outros 1.620 foram recuperados, ou seja, conseguiram trabalhar com limpeza e ação educativa.

A força-tarefa Goiás contra o Aedes foi idealizada como estratégia da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) para eliminar, em todo o Estado, os focos do mosquito que transmite a dengue, zika, chikungunya e febre amarela em todo o território goiano.

Ela teve início no dia 16 de dezembro do ano passado, um dia depois de o governador Marconi Perillo ter decretado emergência em saúde pública em Goiás.

A ação tem por objetivo realizar inspeções nos 3 milhões e 120 mil domicílios de todo o território goiano até 31 de janeiro e repetir o trabalho nos meses de fevereiro, março, abril, maio e junho.

A SES-GO ressalta a importância de mobilizar os prefeitos para o envolvimento na ação e, para tanto, idealiza continuamente novas estratégias de incentivo à força-tarefa. Uma destas medidas é o aumento de 100% no valor da verba específica para o desenvolvimento de ações primárias da saúde, repassada pela secretaria aos municípios.

O secretário Leonardo Vilela anunciou o incentivo a um grupo de prefeitos que participava de reunião preparatória à ação, no último dia 13 de janeiro. Ele informou que os municípios que conseguirem zerar os focos do Aedes vão receber o recurso em dobro, nos meses de julho e dezembro.

Cidades que recebem a força-tarefa nos dias 21/01 e 22/01:

Ouro Verde de Goiás

Itarumã

Panamá

Hidrolândia

Água Limpa

Ouvidor

Três Ranchos

Lagoa Santa

Mossâmedes

Maurilândia

Barro Alto

Vila Propício

Mutunópolis

Santa Tereza

Varjão

Araçu

Damolândia

Campos Belos

São Luiz do Norte

Hidrolina

Cristalina

Nova Roma

Vianópolis

Itaguari

Cachoeira Alta

Rianápolis

Nova América

Buriti de Goiás

Córrego do Ouro

São João da Paraúna

Nova Crixás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo