Goiás aplica mais de 40 mil doses no dia D de Vacinação contra a Influenza
Mobilização foi realizada em todo o país. 213 municípios goianos aderiram ao Dia D, realizado último sábado (10/05)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), mobilizou 213 municípios para a realização do Dia D da vacinação contra a Influenza, realizado no último sábado (10/05), com mais de 40 mil doses da vacina aplicadas, segundo balanço parcial. Os dados estão sujeitos a alteração, após inserção dos dados dos municípios no sistema. Cerca de 20 municípios ainda realizarão suas mobilizações nas próximas semanas, com estratégias que facilitem o acesso da população à vacinação. Em Goiânia, o Dia D teve a participação do secretário de Estado da Saúde, Rasivel Santos, do Secretário Adjunto de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Nilton Pereira Júnior, e do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, durante o 40º Mutirão da Prefeitura Municipal.
Com esse montante obtido no Dia D, a campanha elevou para 534.402 o total de doses aplicadas desde o início da vacinação contra a Influenza deste ano, no dia 1º de abril. Até o momento, Goiás distribuiu para os municípios 1.499.400 doses de vacinas e registra 19,57% de cobertura vacinal para os grupos prioritários. No país, a cobertura chega a 22,28%. Durante o evento de lançamento do Dia D, em Goiânia, a aposentada Antônia Borges foi vacinada no palco, ao lado das autoridades. A dona de casa Lindinez da Silva também vacinou a pequena Marisol Eugênio Vieira da Mota, de 9 meses. “Ela chorou, mas é importante proteger os filhos da gente”, destacou Lindinez.
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasivel Santos, reforça que a vacina é uma ferramenta importante para evitar agravamentos, internações e óbitos. “As vacinas são seguras e salvam vidas. As pessoas imunizadas agravam menos e deixam de ocupar leitos que poderiam ser utilizados para outras doenças. O governador Ronaldo Caiado está empenhado em aumentar as coberturas vacinais em Goiás, esse é o nosso compromisso”, destacou o secretário.
A Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) é uma condição que abrange casos de síndrome gripal que causam comprometimento da função respiratória e que tem como causa diferentes vírus respiratórios, como influenza (causador da gripe), Covid-19, rinovírus (causador do resfriado), vírus sincicial respiratório (VSR, causador da bronquiolite), entre outros.
É importante que a população mantenha cuidados e esteja com a vacinação atualizada para evitar internações. A vacinação contra a Influenza, nesse primeiro momento, está voltada apenas para os grupos prioritários, como crianças menores de seis anos, idosos e gestantes, além de outros grupos como puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, trabalhadores da educação e dos Correios, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Riva Kran (texto) e Marco Monteiro (foto) / Comunicação Setorial SES-GO


