Gincana do HGG promove engajamento e reflexão sobre os cuidados com a saúde

Evento alusivo à segurança do paciente envolve ações que arrecadam mais de 5 toneladas de alimentos não perecíveis, que serão doados a instituições apoiadas pelo Idtech

Apresentação musical durante a quarta Gincana da Segurança do Paciente do HGG

Durante o mês de abril, o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) realizou a 4ª Gincana da Segurança do Paciente com diversas atividades lúdicas em prol da segurança dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) internados na unidade do Governo de Goiás.

Primeiro hospital público do Centro-Oeste a receber a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), o HGG se consolidou como referência em qualidade no atendimento ao SUS. Desde sua primeira acreditação, em 2014, tem se dedicado à segurança do paciente, à gestão eficiente de processos e à melhoria contínua.

Com isso, realiza diversas ações reflexivas que contemplam as equipes administrativas e assistenciais, voltadas para os processos de segurança dos pacientes. No dia 30 de abril, a unidade concluiu mais uma atividade voltada ao tema, com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), conselheiros do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social gestora do HGG e convidados da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo).

Na gincana, cinco equipes foram sorteados para a jornada de conhecimentos e aprendizados: o verde ficou com o tema flebite, que faz alusão à inflamação da parede das veias; o laranja ficou a cargo da lesão por pressão, quando é encontrado feridas na pele causadas por pressão ou fricção constante; o vermelho precisou de atenção redobrada para falar sobre a alergia medicamentosa; Já o amarelo abordou a comunicação efetiva, Por fim, o Azul ficou com a segurança medicamentosa.

Paródia criativa
Depois de muitos jogos, como o bingo e a Jornada da Segurança do Paciente, e uma disputa muito acirrada, o time laranja (lesão por pressão), venceu a gincana com uma paródia criativa. Além disso, durante as atividades, os times arrecadam mais de cinco toneladas de alimentos não perecíveis que serão doados a instituições apoiadas pelo Idtech.

Para a representante do time Maiara Magri, gerente da Central Humanizada de Internação (CHI) do HGG, participar dos preparativos da Gincana de Segurança do Paciente foi uma experiência enriquecedora. Além disso, promove não apenas a educação continuada, mas fortalece o espírito de equipe e a interação entre os setores.

“Desde o início, nosso objetivo foi desenvolver uma ação que unisse conscientização e engajamento dos profissionais, com foco na prevenção da lesão por pressão, que é um tema essencial dentro do ambiente hospitalar. A elaboração da paródia foi um momento de muita criatividade e troca entre os membros da equipe. Buscamos transformar informações técnicas em uma linguagem leve e acessível, que facilitasse a assimilação do conteúdo por todos os colaboradores”, pontuou.

“Além disso, a apresentação da paródia permitiu que saíssemos da rotina, despertando o interesse e a participação ativa dos profissionais. Acreditamos que iniciativas como essa gincana mostram que é possível aprender, ensinar e cuidar de forma leve, mas sempre com responsabilidade e propósito. A prevenção da lesão por pressão depende do olhar atento de todos e juntos, conseguimos reforçar essa mensagem de maneira criativa. Além disso, quando os profissionais se sentem envolvidos e valorizados, o compromisso com a segurança do paciente se torna ainda mais forte”, acrescentou Maiara.

Surpresa positiva
A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Aline Magalhães, afirma que a quarta edição da Gincana da Segurança do Paciente surpreendeu positivamente toda a organização do evento no quesito ação social. “Conseguimos arrecadar mais de cinco toneladas de alimentos, isso é um marco para nossas ações e vamos ajudar muitas pessoas com essa angariação. Em relação a todas as etapas, também acredito que a gente tenha conseguido atingir o nosso objetivo ao abordar temas tão importantes na jornada da segurança dos nossos pacientes”, afirmou.

“Além disso, conseguimos perceber a cada ano a evolução das equipes, o quanto estão mais comunicativos, interativos e dispostos, isso fortalece cada vez mais o relacionamento entre todos os setores do hospital, contribuindo também para a melhoria na relação dos processos da instituição.” Aline também afirma que por meio da gincana é possível trabalhar assuntos diversos, de forma lúdica, contribuindo para o conhecimento das equipes e aprimoramento dos atendimentos na unidade.

O chefe de Gabinete da SES-GO, Adriano Sullivan Chagas, participou como jurado da gincana, agradeceu o convite e enalteceu a iniciativa do HGG. “Gostaria de dizer que adorei esse momento, espero conviver muito com vocês, compartilhar conhecimento e aprender um pouco mais. Ressalto que ainda não tinha visto um time não unido e com tanta entrega e vontade de fazer acontecer”, observou.

“Os assuntos sobre segurança do paciente são diversos e vocês encontraram uma maneira muito divertida de tratar de situações sérias e eu quero levar isso para a Secretaria, pois é um exemplo muito legal e já estou pensando em novas atividades, muito obrigada, fiquei apaixonado pela iniciativa de vocês”, disse Adriano Sullivan.

Texto e foto: Suzana Meira (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão