Gestores da SES participam de segunda fase do Programa de Alta Performance Para a Liderança
Imersão, de segunda a sexta-feira (09 a 13/06), vai reunir diretores e gerentes da SES, em Alexânia, visando gestão eficiente no SUS em Goiás

Cerca de 105 gestores da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) participam, a partir dessa segunda-feira (09/06), no Tauá Resort, em Alexânia (GO), do Programa de Implementação da Alta Performance para a Liderança, promovido pela Fundação Dom Cabral (FDC), uma das mais renomadas instituições de capacitação de líderes no Brasil e no mundo.
O treinamento, que segue até sexta-feira (13/06), contempla diretores, gerentes e cargos equivalentes, divididos em três turmas. O objetivo é fortalecer competências pessoais, relacionais, gestão estratégica e empoderar alta e média liderança para serem agentes de transformação na gestão pública da saúde no estado e, com isso, promover uma gestão mais eficiente e alinhada às necessidades da população.
O programa foi formatado para atender às necessidades específicas dos gestores da Pasta, apoiando os profissionais na superação de desafios cotidianos e na implementação de uma atuação mais alinhada às diretrizes estratégicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em uma estrutura paralela para desenvolver média e alta liderança, os temas abordados serão: autoconhecimento e liderança, conflitos, cultura e mudança, gestão estratégica, tomada de decisão, e formação de times para desempenho em alta performance.
Segunda fase
Essa é a continuidade de uma iniciativa que começou, em fevereiro, com a alta liderança da SES, numa imersão, de três dias, no Campus da Fundação Dom Cabral, em Nova Lima (MG). O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, destacou a relevância da formação para o desenvolvimento das pessoas e de lideranças. “A gente tem a oportunidade de discutir a questão do autogerenciamento, do autocontrole, da empatia que a gente precisa ter, do apoio que toda Secretaria precisa produzir para que todas as ações sejam feitas a tempo e a hora, para cuidar dos pacientes dentro da janela terapêutica e a gente poder reduzir mortes e complicações evitáveis”, destacou.
Agora, o programa segue o ciclo das capacitações para a média liderança, trazendo conceitos e práticas para já fazer um desdobramento para as necessidades da secretaria”, explica Luis Otávio Campelo, gestor de projetos de Gestão Pública da FDC.
A iniciativa é coordenada pela Gerência de Desenvolvimento de Pessoas da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás e reflete o empenho da SES-GO em consolidar um modelo de gestão baseado em competência, inovação e resultados, colocando Goiás em destaque no cenário nacional da saúde pública. Para a gerente da Escola de Saúde, Ludmilla Cipriano, a imersão é essencial para a melhoria dos processos de trabalho da SES. “Nós precisamos nos aprimorar, visando fortalecer a atuação dos gestores de saúde pública em Goiás”, completou.
As atividades de treinamento do Programa de Alta Performance para a Liderança, ministradas pela Fundação Dom Cabral, seguem, até dezembro, com novas fases de capacitação.
Sobre a Fundação Dom Cabral
A Fundação Dom Cabral (FDC) é uma escola de negócios brasileira com 48 anos de excelência, reconhecida entre as 10 melhores do mundo no ranking de Educação Executiva do Financial Times 2025.
A instituição trabalha com soluções de desenvolvimento, preparando líderes para resolver problemas complexos e criar soluções inovadoras para pessoas, organizações de médio e grande porte – públicas e privadas – e a sociedade. A abordagem integra rigor científico à aplicabilidade, inteligência à afetividade e desempenho ao progresso social.
Karine Pinheiro (texto) / Foto : FDC
Comunicação Setorial/SES-GO


