Gestar Vidas do HEMNSL orienta sobre medicamentos na gestação e entrega enxovais

Durante o encontro, gestantes presente têm oportunidade de sanar suas dúvidas sobre o período gestacional e puerpério, garantindo uma gravidez tranquila, com enfoque na humanização e segurança

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) realizou, na quinta-feira (07/12), uma palestra sobre o uso de drogas e medicamentos durante a gestação, voltada para as participantes da 114º edição do curso Gestar Vidas promovido pela unidade do Governo de Goiás. A abordagem ficou a cargo do setor de farmácia, conduzida pela farmacêutica Fernanda Lima.

A farmacêutica falou sobre algumas doenças durante a gestação como alergia, hipertensão, diabetes gestacional, dor lombar e explicou como tratar e qual medicamento pode ser indicado. A profissional destacou quais medicamentos que a gestante não deve tomar como antiinflamatórios, vários tipos de anti-hipertensivos, como inibidores da enzima de conversão da angiotensina (ECA) e diuréticos à base de tiazida.

“O uso indiscriminado de medicamentos e drogas pode acarretar sérios danos para o feto e até levar à morte. Por isso, é importante durante a gestação não fazer uso de bebida alcoólica, cigarro e outras drogas, tampouco tomar medicamentos sem orientação médica”, afirmou Fernanda, que encerrou sua fala com o clipe da música Aos olhos do Pai, com a cantora Ana Paula Valadão.

Nesse encontro, também foram entregues para as gestantes kits de higiene e beleza e enxoval doados pela senhora Renilde Máximo da Silva, uma colaboradora assídua da maternidade que conta com a colaboração de familiares e amigos da Loja Maçônica Nilson Alves Garcia. Ela fez questão de entregar pessoalmente. “Essa é a minha vida. Não me vejo sem essa ação. Ajudar o próximo é uma forma de me manter ativa e expressar minha gratidão pela vida”, destacou a voluntária, que aconselhou as gestantes a darem muito carinho e amor a seus filhos.

Apresentação de dança
Para alegrar ainda mais o encontro, Isadora Máximo, neta de dona Renilde, e a amiga Mariana Milhioni, que fazem parte do corpo de baile do Basileu França, fizeram uma apresentação de dança.

Também houve sorteio de consultoria em amamentação e laserterapia, com a enfermeira Ana Clara Guimarães, que agraciou quatro gestantes. E ainda foram sorteadas duas banheiras com suporte, presente do HEMNSL. Um delas foi Sabrina Araújo, de 28 anos, com 29 semanas de gestação e moradora de Terezópolis.

“Amei ter sido uma das ganhadoras. Ainda não tinha a banheira. Só tenho que agradecer a essa maternidade”, disse Sabrina. A outra ganhadora, do mesmo município, foi Zildenir de Jesus, de 24 anos, com 23 semanas de gravidez de gemelar. “Fiquei super feliz com todo esse carinho”, pontuou a gestante que espera duas meninas.

Segundo a coordenadora do serviço social, Lourdes Maria de Paula, passam pela maternidade muitas mães em situação vulnerável que às vezes chegam sem roupinhas para os recém-nascidos. A mobilização de pessoas como dona Renilde, que promove essa rede do bem, contribui muito para uma assistência mais humanizada.

“Para nós é um privilégio poder contar com a solidariedade das pessoas. Com esse auxílio podemos promover um melhor acolhimento, dignidade e bem-estar às nossas usuárias, em um momento tão delicado em que precisam de amparo”, afirmou Lourdes Maria.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo