Gestão moderna da saúde de Goiás é destaque em nível nacional
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) tem se destacado em nível nacional pela adoção de uma gestão moderna e compartilhada, que tem como principais objetivos o atendimento célere e especializado à população e a realização de ações estratégicas fundamentais à prevenção de agravos. Neste contexto ressaltam-se a administração dos hospitais públicos por Organizações Sociais, a estruturação do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann (Conecta SUS) e a realização da operação Goiás contra o Aedes, que visa exterminar o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya no território goiano.
A visibilidade da SES-GO no cenário nacional pode ser aferida pela assiduidade das visitas a Goiás de comitivas de outros Estados e do Distrito Federal (DF). Desde meados do ano passado até agora, o secretário da Saúde, Leonardo Vilela, recebeu grupos compostos por autoridades e assessores de 12 unidades da Federação, incluindo o DF, em 15 encontros. Em muitos casos, as equipes eram compostas pelo governador e pelo secretário da Saúde do Estado visitante, o que evidencia a valorização da gestão da SES-GO.
A ação Goiás contra o Aedes, desencadeada no dia 15 de dezembro do ano passado, tem obtido tanto êxito que chamou a atenção do Ministério da Saúde. Em visita à SES-GO em 27 de janeiro, o assessor de gabinete do MS, Sérgio Gustavo Evangelista da Mata, afiançou que Goiás é o Estado mais eficiente no desenvolvimento de operações voltadas à erradicação do Aedes aegypti. Ele declarou, ainda, que o MS pretende disseminar as melhores práticas em todo o País e que Goiás também tem se destacado no ponto de vista tecnológico, com a disponibilização de dados em tempo real.
Além do representante do MS, estiveram na SES-GO para conhecer as experiências exitosas comitivas do Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Sergipe, Rio de Janeiro, Amazonas, Ceará, Piauí, Espírito Santo, Alagoas e Rondônia. Grande parte destas equipes veio com o propósito de conhecer de perto o modelo de gestão implementado nos hospitais públicos pelas organizações sociais e os mecanismos de controle e acompanhamento deste gerenciamento efetivado pela SES-GO.