Fortalece SES debate monitoramento e principais desafios da Rede Nascer
Gestores e coordenadores das regionais de saúde reúnem-se para a terceira oficina do projeto, para fortalecer função gestora da Secretaria, tendo como foco a implantação da Rede Nascer

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, realizou, nesta terça-feira (29/4), no auditório da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás, a terceira oficina do Fortalece SES, projeto voltado ao fortalecimento do planejamento e gestão da saúde em todo o território goiano.
O evento reuniu gestores da SES-GO e coordenadores das 18 Regionais de Saúde do Estado, com o objetivo de discutir os principais desafios relacionados à Rede Nascer no Estado, definida como o foco prioritário do Fortalece SES em Goiás.
A solenidade de abertura contou com a presença da subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura da SES-GO, Ana Carolina Abrahão; o superintendente de Planejamento, Túlio Oliveira; e a representante do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Maria Cristina Fernandes Ferreira, facilitadora do Fortalece SES em Goiás, entre outras autoridades.
O projeto Fortalece SES é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) desenvolvida em todo o País, em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde e com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Em Goiás, o projeto começou a ser efetivado no ano passado com a intenção de aprimorar e reforçar o planejamento, monitoramento e avaliação das políticas de saúde, levando em consideração as especificidades regionais.
A Rede Nascer foi escolhida como foco prioritário do Fortalece SES devido à grandiosidade e importância da ação e aos desafios a serem enfrentados para a consolidação. Ela foi implementada em Goiás em outubro do ano passado, com o objetivo de assegurar que as mulheres e crianças goianas tenham acesso a um pré-natal de qualidade, suporte durante o período puerperal e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil.
Ações planejadas
A coordenadora da Rede Nascer, Lígia Duarte, acentua que entre as ações planejadas com a consolidação do programa estão a ampliação da carteira de exames pré-natais, o reforço financeiro para os municípios, a atualização dos Planos de Ação Regionais e o treinamento contínuo das equipes responsáveis pelo atendimento materno-infantil.
A facilitadora do Fortalece SES em Goiás, Maria Cristina Fernandes Ferreira, informou que os participantes da terceira oficina fizeram um levantamento minucioso dos desafios referentes à Rede Nascer. “Fizemos uma análise bem detalhada da situação em todo o Estado, e discutimos o que podemos fazer para mudar essa situação”, sublinhou.
O superintendente Túlio Oliveira ressaltou que essa terceira oficina teve o mérito de fazer uma análise dos problemas levantados pelos participantes nas etapas anteriores do projeto. “A partir desse debate, teremos um ponto de partida para os próximos encontros”, avaliou. O Fortalece SES prevê a realização de oito oficinas. Túlio Oliveira destacou que se trata de um projeto estruturante, um programa que tem a missão de fortalecer o planejamento e a gestão da SES-GO.
Maria José Silva (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial


