Evento atualiza equipes para avanço do projeto terapêutico singular nos Centros Especializados em Reabilitação

Encontro reuniu cerca de 140 profissionais de diversas áreas da saúde que atuam no atendimento às pessoas com diferentes tipos de deficiência

Encontro reuniu profissionais que atuam nos 15 Centros Especializados de Reabilitação do Estado

Cerca de 140 profissionais de diferentes municípios do Estado participaram, nesta sexta-feira (13/06), do Encontro dos Centros Especializados em Reabilitação (CER). O evento, realizado no auditório do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com a unidade, com o objetivo de qualificar as equipes multiprofissionais que atuam nos CERs.

Estas equipes têm como um dos principais desafios para o desenvolvimento eficaz do projeto terapêutico singular, o compartilhamento com os demais aparelhos intersetoriais, para a efetivação da inclusão das pessoas com deficiência.

Em Goiás, existem 15 CERs habilitados pelo Ministério da Saúde. Tais unidades estão localizadas em Goiânia e nos municípios de Anápolis, Catalão, Ceres, cidade de Goiás, Itapací, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, São Luís de Montes Velos e Trindade. Atualmente, outras cinco unidades pleiteiam a habilitação do Ministério da Saúde.

A gerente de Atenção Especializada da SES-GO, Roberta Leão Mesquita, informou que o projeto terapêutico singular é uma ferramenta de atenção à saúde que organiza e promove o cuidado interdisciplinar: “Esta iniciativa é desenvolvida em todos os CERs do Estado. Por meio desse evento, pretendemos atualizar ainda mais os profissionais para que o projeto alcance os resultados desejados”, sublinhou.

A coordenadora de Saúde da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras da SES-GO, Suely Rosa Marques, acentua que um projeto terapêutico se torna singular quando é elaborado para atender as necessidades de cada pessoa: “O projeto tem que levar em conta as necessidades individuais, as possibilidades de cada pessoa com deficiência, considerando o contexto familiar, social e a produção de autonomia, independência e qualidade de vida possíveis”, sublinhou. Ela informou que a partir desse encontro, a capacitação será realizada de forma contínua. 

Roberta Leão destaca que o CRER é o maior e mais importante CER do Estado. A unidade presta atendimento integral às pessoas com deficiências física, auditiva, visual e intelectual e já realizou mais de 24 milhões de procedimentos.

O diretor-geral do CRER, Luiz Carlos Junio Sampaio Teles, informa que a unidade foi um dos primeiros centros de reabilitação do Brasil a conquistar uma reabilitação nas 4 modalidades (física, intelectual, auditiva e visual). “Essa conquista significa garantir diariamente um cuidado feito com excelência técnica, mas sobretudo com humanidade, respeito com o que cada sujeito representa em sua singularidade.”

Maria José Silva (texto) e Iron Braz (foto)  /  Comunicação Setorial da SES-GO

Governo na palma da mão