Estudo revela principais doenças atendidas no HGG
Estudo do perfil epidemiológico do Hospital Alberto Rassi – HGG de 2015 mostra que as patologias do sistema circulatório, digestivo e geniturinário correspondem a quase 60% do total de atendimentos da unidade.
A gerente de Planejamento do hospital, Robertta Gomes, explica que cerca de 20% dos pacientes atendidos apresentaram patologias do sistema circulatório, como problemas cardiológicos e Acidente vascular cerebral (AVC).
Em segundo lugar, as doenças relacionadas ao aparelho digestivo representaram 18,14% dos casos, e na terceira posição, o sistema geniturinário, com 18,08% do total. “Também temos números relevantes de outras patologias, como as do sistema respiratório, que no ano passado atingiram a estimativa de 15%.”
Sobre as patologias com menor incidência no hospital, o relatório aponta que os transtornos mentais, malformações congênitas, deformidades, anomalias cromossômicas e doenças do ouvido e da apófise mastóide somam menos de 1% dos atendimentos.
Segundo Robertta, o estudo é uma forma de identificar as doenças mais comuns tratadas pela equipe multiprofissional do hospital e, assim, melhorar a assistência nessas áreas. “Com o conhecimento dos problemas de saúde mais comuns nos pacientes do HGG podemos avaliar as melhores estratégias para prevenção, diagnóstico, controle e tratamento dessas patologias.”
Para o diretor de Ensino e Pesquisa do hospital, Marcelo Rabahi, com os resultados obtidos será possível focar nas áreas que apresentam maior incidência de doenças dentro da unidade hospitalar. “Nós podemos desenvolver projetos nessas áreas, providenciar a locação de novas vagas de residência nas especialidades e estimular a criação da residência multidisciplinar. Isso vai proporcionar um atendimento mais específico.”