Estudantes de Direito promovem ação sobre direitos da pessoa com deficiência no Crer
Pacientes da unidade do Governo de Goiás recebem orientações dos alunos da Escola Superior de Negócios (Esup) sobre a Seguridade Social e também doações de kits de higiene pessoal

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Henrique Santillo (Crer) recebeu, na sexta-feira (5/12), estudantes de Direito da Escola Superior de Negócios (ESUP). A iniciativa teve como foco informar os pacientes da unidade do Governo de Goiás sobre seus direitos garantidos pela Seguridade Social.
O projeto, intitulado Direito com Saúde: Cidadania e Informação Jurídica no Sistema Público de Saúde de Goiás, também promoveu a entrega de kits de higiene na Recepção Central da unidade.
Segundo a coordenadora do projeto extensionista, Carla Caroline Ribeiro, a ação cumpre uma diretriz do Ministério da Educação (MEC) de aproximar o meio acadêmico da sociedade. “Esse projeto é uma determinação do MEC para todos os cursos. O objetivo é trazer o curso de direito para dentro da sociedade e garantir a Seguridade Social para todos.”
Para os acompanhantes, a presença dos estudantes trouxe clareza. Joana D’Arc, mãe da paciente Sara Rodrigues, relatou que, embora soubesse da existência de seus direitos, sentia incerteza sobre como buscá-los. “Os estudantes responderam todas as minhas dúvidas”, afirmou.
Instituições interessadas em promover iniciativas de pesquisa ou extensão em parceria com o Crer podem entrar em contato diretamente com a Supervisão de Ensino e Pesquisa (Suenpes) pelo e-mail: suenpes@crer.org.br.
Sofia Santiago (texto e foto)/Agir


