Estado avança em medidas de eficiência econômica na gestão hospitalar

Grupo de Trabalho da SES, CGE e PGE realiza reuniões com organizações sociais e OSCs para pactuação de Planos de Eficiência Econômica

As reuniões tiveram como objetivo apresentar e discutir a minuta do Plano de Eficiência Econômica, elaborada pelo grupo com base na análise técnico-financeira individual de cada parceria

O Grupo de Trabalho Intersecretarial constituído pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE-GO) promoveu reuniões bilaterais nos dias 09 e 10 de julho com todas as organizações sociais (OSs) e organizações da sociedade civil (OSCs) responsáveis pela gestão de unidades hospitalares da rede estadual de saúde.

As reuniões tiveram como objetivo apresentar e discutir a minuta do Plano de Eficiência Econômica, elaborada pelo grupo com base na análise técnico-financeira individual de cada parceria. A iniciativa marca uma nova fase de relacionamento entre o Estado e as entidades gestoras, baseada na transparência, no diálogo e na busca conjunta pela sustentabilidade financeira das unidades hospitalares.

Durante os encontros, além da apresentação dos indicadores de liquidez e dos desafios específicos de cada contrato, foi aberto espaço para que as parceiras privadas pudessem propor medidas concretas de ajuste e melhoria. A superintendente de Controle Interno da SES-GO, Suellen Dantas, que integra o grupo de trabalho, destacou que “os planos foram construídos com base em evidências e dialogados com cada entidade, com foco no equilíbrio fiscal e na continuidade dos serviços prestados à população”.

A expectativa é de que os Planos de Eficiência Econômica sejam assinados na próxima semana. O relatório final dos trabalhos será concluído ainda em julho e apresentado ao Governador do Estado e à alta gestão da SES, CGE e PGE. Essa ação integra a estratégia do Governo de Goiás de fortalecer a governança e aprimorar o controle e a efetividade dos recursos públicos aplicados na área da saúde.

Maria José Silva (texto) e Shirley Raquel (foto) / Comunicação Setorial SES-GO

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo