ESG/SES celebra 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFG
Parceria entre a Escola de Saúde e a universidade fortalece a formação de profissionais que atuam na gestão e na consolidação do Sistema Único de Saúde em Goiás

A Escola de Saúde de Goiás da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (Sesg/SES-GO) participou, na quarta-feira (12/11), da solenidade de celebração dos 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTSP/UFG). O evento marcou uma trajetória de parceria sólida entre a Escola de Saúde e a UFG, consolidando o compromisso comum de formar profissionais e gestores qualificados para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A cerimônia teve início às 9 horas, com uma apresentação de piano. Em seguida, a coordenadora do programa, professora Edsaura Maria Pereira, deu as boas-vindas ao público e relembrou os principais marcos da história do PPGSC, criado em 2010 como primeiro programa de Saúde Coletiva do Estado de Goiás e o segundo da região Centro-Oeste.
Em suas falas, as autoridades presentes no evento ressaltaram o papel transformador do PPGSC e a relevância da parceria entre a SES-GO e a UFG na qualificação de profissionais que atuam na rede pública. O programa, que une teoria e prática em uma perspectiva de educação permanente em saúde, tem sido um importante instrumento de formação aplicada à gestão do SUS.
Para o subsecretário de Políticas e Ações em Saúde e egresso do programa, Luciano de Moura Carvalho, o mestrado contribuiu diretamente para seu desenvolvimento profissional: “Nesse mestrado, a gente vê todas as questões vinculadas ao sistema público de saúde — as questões de recursos humanos, de liderança e de gestão de pessoal. Com certeza, isso serve para qualificar cada vez mais a nossa atuação na gestão da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás.”
A superintendente de Regulação, Controle e Avaliação da SES-GO, Lorena Nunes Mota, aluna do programa, também destacou a importância da formação: “O programa estimula o pensamento crítico, faz com que a gente consiga aprofundar em todos os princípios do SUS para que nossa gestão seja cada vez mais qualificada e possamos oportunizar tudo aquilo que o SUS e a Secretaria de Estado da Saúde têm a oferecer ao cidadão.”
Conquistas e compromisso
Durante o evento, foi apresentada a linha do tempo dos 15 anos do programa, destacando marcos, conquistas e produções científicas que marcaram sua trajetória. A programação incluiu ainda uma mesa de debates com professores, discentes, egressos e ex-coordenadores, em um espaço de reflexão sobre os desafios e avanços da Saúde Coletiva no estado.
Com o apoio da Sesg/SES-GO e de instituições parceiras como o COSEMS-GO e as Comissões Intergestoras Regionais (CIR), o PPGSC/UFG vem contribuindo para fortalecer a qualificação de profissionais da saúde pública e consolidar políticas de formação alinhadas às necessidades reais dos serviços.
Ao longo de 15 anos, o programa já formou 240 mestres, muitos deles hoje atuando em funções estratégicas de gestão e assistência. Essa trajetória reafirma a importância de investir na formação crítica e continuada dos trabalhadores do SUS — um compromisso que a Escola de Saúde de Goiás compartilha e valoriza.
“A parceria entre a Escola de Saúde de Goiás e a UFG é um exemplo de cooperação que transforma o conhecimento em ação e o ensino em resultados concretos para o SUS. Celebrar o PPGSC é celebrar também o fortalecimento da gestão pública em saúde e o compromisso com a qualidade do cuidado à população”, destacou a superintendente Ednalva Rodrigues Batista Gonçalves.
Qualificação de profissionais
O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do IPTSP/UFG tem como finalidade a qualificação de profissionais em Saúde Coletiva, especialmente na linha de Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. Vinculado ao Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG, o programa busca integrar universidade e serviços de saúde, fortalecendo a educação permanente e a inovação na gestão do SUS.
Criado em 2010, o PPGSC foi o primeiro programa de pós-graduação em Saúde Coletiva de Goiás e o segundo da região Centro-Oeste, ampliando as oportunidades de formação e contribuindo para a redução das desigualdades regionais na pós-graduação brasileira.
Compuseram a mesa diretiva do evento o pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, professor Wilson José Flores Júnior, representando a reitora professora, Angelita Pereira de Lima; o subsecretário de Políticas e Ações em Saúde (Subpas) e egresso do PPGSC, Luciano de Moura Carvalho, representando o secretário de Estado da Saúde, Rasivel dos Reis Santos Júnior; o prefeito de Senador Canedo e egresso do programa, Fernando Pellozo.
Também fizeram parte da mesa a superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Ednalva Rodrigues Batista Gonçalves; o assessor técnico do Conass e egresso do PPGSC, Leonardo Moura Vilela; a diretora executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e reitora eleita da UFG, professora Sandramara Matias Chaves; a professora emérita e ex-diretora do IPTSP/UFG, professora Divina das Dôres de Paula Cardoso; a ex-coordenadora do programa, professora Marta Rovery de Souza; e a diretora do IPTSP/UFG, professora Flávia Aparecida de Oliveira.
Gabriela Dutra (texto) e Aline Cabral (foto)/Superintendência da Escola de Saúde de Goiás


