Equipe do HGG recebe treinamento de reciclagem sobre higienização oral de pacientes

Iniciativa oferecida a profissionais da unidade do Governo de Goiás tem o objetivo de evitar lesões bucais, infecções e outras doenças da boca

Profissional do HGG observa painel informando sobre o treinamento de higienização oral

A equipe assistencial do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG recebeu, na semana passada, treinamentos de reciclagem sobre a higienização oral, em pacientes internados no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do hospital. A iniciativa contou com um quiz de perguntas e respostas sobre os protocolos de atendimento do CTI.

No hospital, os pacientes recebem diariamente o atendimento odontológico com o objetivo de evitar lesões bucais, infecções e outras doenças da boca, que podem agravar o estado de saúde dos pacientes. O serviço oferecido aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da unidade é realizado gratuitamente, demonstrando ser mais uma ferramenta de prevenção, inovação e cuidado centrado ao paciente.

A odontóloga do HGG Denise Rabelo Nunes Roriz explica que os dentistas da equipe avaliam a saúde bucal dos pacientes diariamente, a fim de identificar possíveis infecções bucais que possam agravar o caso dos pacientes. E destaca que a equipe multidisciplinar é qualificada para os atendimentos de higienização bucal e que as capacitações realizadas são voltadas para as abordagens de atendimento, utilização de insumos e esclarecimento de dúvidas pontuais.

“Quando percebemos algum déficit durante esse atendimento reunimos a equipe para entender as dificuldades e reciclamos o conhecimento de todos os profissionais da assistência. A higienização oral é fundamental para o paciente enfermo, pois esse cuidado ajuda na melhora da saúde, reduzindo o risco de infecções e a colonização das bactérias na boca. Todos são muito bem inteirados do tema, e nosso papel é reforçar os cuidados e ajudá-los com o conhecimento teórico e prático para a realização dos atendimentos.”

A técnica de enfermagem do HGG Flaviana Gomes Costa afirma que se todos os profissionais seguirem os protocolos corretamente, o atendimento se tornará cada vez mais eficaz. “Esse encontro é muito importante para reforçar que os atendimentos precisam ser feitos com atenção, cuidado e excelência, pois sabemos os impactos dessa abordagem na evolução dos pacientes. Às vezes, com o passar do tempo, vamos nos esquecendo de alguns pontos de atenção, mas é em oportunidades como esta que conseguimos alinhar as condutas novamente.”

Para a técnica de enfermagem Elizety Castro Alves, que atua no HGG há 14 anos, o trabalho com a higienização oral dos pacientes já é uma rotina no seu dia a dia. “Esse atendimento é muito minucioso, pois limpar a boca de uma pessoa pode ser um pouco desconfortável para ela, então precisamos de paciência, muito diálogo, pois sempre explicamos para eles o que estamos fazendo e que precisamos realizar o procedimento para ajudá-los a melhorar a saúde. Apesar de nos depararmos com algumas resistências, pacientes que travam os dentes, temos que oferecer o nosso melhor para eles”, destacou.

Suzana Meira (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão