Equipamento de raio-X telecomandado é inaugurado no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente
Rasível Santos acompanhou a entrega ao lado do médico Zacharias Calil, que garantiu o equipamento por meio de emenda parlamentar
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) inaugurou o primeiro equipamento de raio-X telecomandado no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), nesta segunda-feira (23/12). O equipamento de última geração foi adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado federal e médico da unidade, Dr. Zacharias Calil. O secretário de Saúde, Rasível Santos, esteve presente no local para fazer a entrega junto com a equipe do Hecad.
O equipamento, que teve investimento de aproximadamente R$1,2 milhão, possui uma tecnologia avançada que possibilitará a realização de exames mais complexos, o que garante diagnósticos mais precisos e ágeis. Representa um avanço significativo para o diagnóstico e tratamento de pacientes pediátricos em Goiás. Além disso, possibilita mais comodidade, pois a máquina se move ao redor do paciente, enquanto ele está deitado na maca. O aparelho também emite uma menor radiação e pode ser operado em uma sala separada, garantindo mais segurança e privacidade aos pacientes durante o exame. O modelo, que passa a fazer parte do patrimônio do Estado de Goiás, vai resultar em economia aos cofres públicos, visto que a máquina anterior era alugada.
Em clima de festa, o titular da pasta abriu seu discurso celebrando o presente de Natal que a unidade recebeu para melhorar o diagnóstico dos pequenos que são admitidos no Hecad. “Aqui estamos vendo o nosso futuro e nada melhor do que cuidar bem dos goianinhos que passam por esse lugar. Além de ter menos radiação, esse aparelho já mostra o resultado na hora de maneira digitalizada. Isso mostra nossa dedicação em entregar o que há de melhor para os pacientes, assim como foi determinado pelo governador Ronaldo Caiado”, afirmou Rasível Santos.
Responsável pela emenda que garantiu o equipamento ao Hecad, o cirurgião pediátrico, Zacharias Calil, destacou que o aparelho de raio-X, que combina radiografia convencional e fluoroscopia, é fundamental para determinados diagnósticos, como pneumonia e apendicite. “Meu trabalho como deputado é voltado para garantir a melhoria dos serviços públicos de saúde. Logo mais no início do ano vamos inaugurar um aparelho de ressonância magnética e em seguida teremos uma tesoura cirúrgica que corta e cauteriza ao mesmo tempo”, pontou Calil. O deputado ainda lembrou que busca adquirir um aparelho de hemodinâmica para a unidade.
Ao cortar a fita de inauguração do aparelho, um operador mostrou como o equipamento funciona. A tecnologia foi aplaudida pelos presentes, que seguiram para mostrar a ala de Unidade de Terapia Intensiva com leitos recém-inaugurados para o secretário Rasível Santos. De leito em leito, ele cumprimentou os familiares e desejou plena recuperação para os pacientes pediátricos internados. Ao sair da sala, foram surpreendidos com a chegada do Papai Noel e personagens de desenho animado que fariam a alegria das crianças e adolescentes internados.
A cerimônia de entrega do aparelho de raio-X foi acompanhada pelo superintendente executivo da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), Lucas Paula da Silva, e pelo diretor-geral do Hecad, Ronny Rezende Júnior. Ambos destacaram a relevância de entregar um equipamento que reforça o compromisso do hospital com a excelência no cuidado e a oferta de uma assistência mais qualificada. Este marco representa um benefício direto para milhares de crianças e adolescentes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado de Goiás.
Sobre o Hecad
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) é uma unidade de média e alta complexidade, referência em cuidado pediátrico e assistência humanizada no Estado de Goiás. Atende exclusivamente pelo SUS com uma capacidade de 116 leitos de enfermaria e 40 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). O Hecad conta com um parque tecnológico completo de exames de imagem para apoio diagnóstico, assistência laboratorial 24 horas e oferta Pronto Atendimento em tempo integral.
Foto: Marco Monteiro/Comunicação Setorial
Texto: Isabela Melo/Comunicação Setorial e Thauann Sales / Agir