Encontro sobre as Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas para Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho nos municípios de Aparecida de Goiânia e Senador Canedo


O Núcleo de Psicologia do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de Goiás (Cerest Estadual), por meio das psicólogas Elise Alves dos Santos e Ana Flávia Coutinho, realizou Encontros sobre as Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas para Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (DDT-TMRT).

Aparecida de Goiânia foi o primeiro município do Estado a participar da proposta dos Encontros sobre DDT-TMRT. A demanda surgiu em função do convite feito pela chefe do Programa de Saúde do Trabalhador da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Ana Mari Soares Dickmann  para o CEREST Goiás.

Nas Unidades de Saúde Mental do Município de Aparecida de Goiânia (CAPS Bem-Me-Quer, CAPS AD Criarte Vida e Núcleo de Cuidados em Saúde Mental) os Encontros ocorreram nos dias 7, 14 e 28 de agosto de 2019.

Os Encontros deram sequência em Senador Canedo nos dias 23 e 30 de setembro e 11de outubro de 2019, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e outras Drogas (AD) Recomeço, no CAPS II Reencontro e no Centro de Especialidades Médicas (CEM), respectivamente.

O objetivo dos encontros foi apresentar aos profissionais, dessas três Unidades, as DDT-TMRT. Estas diretrizes disponibilizam recomendações, baseadas em referências especializadas para o acolhimento, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de sujeitos com suspeita ou diagnóstico de transtornos mentais relacionados ao trabalho.

Os Encontros sobre as DDT-TMRT serão realizados em outros municípios da região metropolitana de Goiânia (Goiânia, Abadia de Goiás, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Terezópolis de Goiás e Trindade).

O trabalho é antecipadamente informado aos secretários de saúde dos municípios que recebem um relatório compilado dos encontros realizados nas Unidades. A supervisão aos casos de transtornos mentais relacionados ao trabalho continuará sendo oferecida aos profissionais de saúde mental da Rede SUS. A proposta de acompanhamento das unidades gerou, dentre algumas manifestações, as seguintes: “Já estava em tempo de vocês virem fazer um trabalho como este”; “Parabéns pelo trabalho, é muito importante ter essa parceria”.

Para a Coordenadora do Cerest Estadual de Goiás, Huilma Alves Cardoso, “essas ações são de suma importância para dar suporte técnico-pedagógico e clínico-assistencial para a atenção integral à saúde mental dos trabalhadores”.

 

Elise Alves dos Santos

Ana Flávia Coutinho

 

Coutinho e Elise Alves dos Santos são psicólogas do CEREST Goiás.

Contatos:

cerest.goias@hotmail.com

nucleodepsicologiacerestgo@gmail.com

(62) 3241 2870


Encontros sobre as DDT-TMRT nos CAPS AD Criarte Vida, Bem-Me-Quer e no Núcleo de Cuidados em Saúde Mental

Encontros sobre as DDT-TMRT nos CAPS AD Recomeço, Centro de Especialidades Médicas e  CAPS II Reencontro


Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo