Paciente do Heja recebe corte de cabelo dentro do hospital, em trabalho de humanização
Iniciativa da equipe de enfermagem do Hospital Estadual de Jaraguá, unidade do Governo de Goiás no município do Vale do São Patrício mostra que cuidado vai além do tratamento clínico

O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) protagonizou, na manhã de quarta-feira (8/10), um momento de sensibilidade e empatia por meio de sua equipe de enfermagem. A paciente Leilane Caetano da Conceição, internada desde 19 de julho de 2025, recebeu um cuidado especial que reforça a importância da dignidade, autoestima e bem-estar durante a internação. A equipe realizou um corte de cabelo voluntário, proporcionando um gesto simples, mas repleto de significado.
Sensibilizados com a situação de Leilane, o enfermeiro Leandro Moreira e a técnica de enfermagem Divina Mônica mobilizaram-se para proporcionar esse cuidado. Eles contaram com o apoio do técnico de enfermagem Gabriel Santana, que também é cabeleireiro profissional, e se prontificou a realizar o corte.
O momento foi marcado por emoção e gratidão. A coordenadora do pronto atendimento do Heja, Gabriela Monteiro, contou que, após o corte, Leilane pôde sair para um passeio pelo hospital em cadeira de rodas, com o auxílio do fisioterapeuta.
“Durante o percurso, visitou a equipe da UTI, setor onde esteve internada por grande parte do tratamento, e fez questão de mostrar seu novo visual, sendo recebida com alegria e emoção pelos profissionais”, disse. Gabriela Monteiro destacou ainda que cuidar é ir além do tratamento. “É olhar o outro com empatia e transformar pequenos gestos em grandes atos de amor”, afirmou.
Hélmiton Prateado (texto e foto)/HMTJ


