Em momento de humanização paciente recebe lanche especial e emociona equipe no Heana

Vinicius Oliveira é surpreendido por equipe da unidade do Governo de Goiás em Anápolis, logo após ser submetido a uma cirurgia no quadril, em momento marcante em sua recuperação

Vinicius ao receber, das enfermeiras, lanche desejado antes do acidente que o levou ao Heana

O Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo busca promover ações não apenas relacionadas ao atendimento técnico, mas também ao acolhimento e à humanização. Esse compromisso pôde ser evidenciado no gesto de cuidado que emocionou o paciente Vinicius B. Oliveira, internado após grave acidente de moto, ao receber um lanche especial como surpresa logo após uma cirurgia no quadril — um momento marcante em sua recuperação e que reforça as práticas humanizadas da unidade.

Vinicius sofreu o acidente ao buscar a namorada no trabalho. Antes da colisão, o casal conversava sobre a vontade de matar a saudade de comer um sanduíche. Após dias internado e passando por procedimentos cirúrgicos delicados, ele foi surpreendido com o lanche que desejava ao sair da cirurgia do quadril, realizada nesta semana.

“Assim que saí da cirurgia, recebi o lanche aqui. Eu não achei que pudesse ficar tão feliz. Não esperava ser tão bem atendido como estou sendo. Já estive em outros hospitais, e não chegam nem perto do que encontrei aqui. Não passei por nenhuma enfermeira, técnico ou médico ruim. Fui operado por dois especialistas em quadril, numa cirurgia muito complicada. Aqui é um lugar espetacular, com pessoas espetaculares. Para quem passou por um trauma físico como eu, isso aqui é o céu”, afirma.

A surpresa, realizada pela nutricionista hospitalar Giordana Pires Souza de Paula, só foi possível graças a iniciativas semelhantes promovidas na unidade do Governo de Goiás. Gioardana acompanhava de perto a evolução do paciente e conta que percebeu o desejo sincero de Vinicius, ao conversar com ele na véspera da cirurgia.

Ânimo extra
“Ele me disse que estava bem, mas que iria para o centro cirúrgico. Perguntou se, quando fosse para a enfermaria, poderia pedir comida de fora. Comentou que estava com muita vontade de comer um sanduíche, porque foi justamente quando saiu para comprar um que sofreu o acidente. Ele estava sensível, mas vinha respondendo muito bem às nossas intervenções nutricionais. A surpresa deu um ânimo extra, e isso também faz parte do cuidado”, explica a nutricionista.

O caso de Vinicius reflete o conjunto de ações de humanização que o Heana vem fortalecendo. A unidade desenvolve uma série de projetos e ações contínuas que promovem o cuidado humanizado por meio da Comissão de Humanização e da equipe de psicologia da unidade. Entre eles, destaca-se o Nutrindo Corações, que oferece empréstimo de livros a pacientes e acompanhantes, e o Cinema Itinerante, que leva sessões de filmes às enfermarias e UTIs, com ambientação especial e comidas típicas.

Também fazem parte dessas iniciativas o Momentos Devocionais, com música e mensagens de fé nos corredores, e as comemorações de aniversários e datas afetivas, com cartazes, balões e bolos adaptados à dieta de cada paciente. Outras ações, como o a de banho de sol e a disponibilização de televisores Rotativos na UTI, contribuem para proporcionar conforto, distração e conexão com o mundo exterior.

O Visitas humanizadas também é parte fundamental desse cuidado. A visita infantil, autorizada após avaliação psicológica, ajuda a fortalecer vínculos familiares; a visita extra oferece suporte emocional e contribui para a redução de delirium; e a visita estendida, liberada pela equipe multiprofissional, permite maior permanência junto ao paciente quando necessário. Para familiares que moram longe, o hospital disponibiliza a visita remota por telefone e videochamadas, garantindo comunicação mesmo a distância.

Cuidando do Cuidador
Nas ações de bem-estar, o hospital oferece desenhos, jogos e leitura — ferramentas que estimulam a cognição, a criatividade e auxiliam na redução do estresse. Há ainda a oferta de músicas, com aparelhos de som disponibilizados aos pacientes, e o programa Cuidando do Cuidador, que promove encontros de acolhimento e psicoeducação para familiares, fortalecendo o suporte emocional durante o período de internação.

Essas atividades, personalizadas conforme a necessidade de cada paciente, refletem a importância do cuidado no Heana, que vai além do tratamento médico e reafirma que a humanização é um compromisso permanente da unidade.

G Costa (texto e foto) / Funev

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo