“É preciso pensar a saúde em rede, não de forma fragmentada”, diz secretário

Ismael Alexandrino conheceu unidades hospitalares de Jataí nesta quinta-feira, 21. A cidade poderá integrar-se aos polos regionais, contribuindo para o projeto de regionalização da Saúde em Goiás

Em mais uma agenda para conhecer os equipamentos de saúde de Goiás, o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, conheceu nesta quinta-feira, 21, importantes unidades de saúde de Jataí, no Sudoeste Goiano. “Estou visitando as cidades goianas para saber quais têm capacidade para serem polos regionais. Faremos isso em todo o Estado – como já temos feito – para que se pense uma Saúde em rede, não de forma fragmenta”, explicou, ao ressaltar que a cidade tem potencialidade para contribuir com a regionalização porposta para Goiás.

Das 8h às 16h, o secretário conheceu dois hospitais, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Centro de Reabilitação e Readaptação Iara Silva Marçal Dias. “Em Goiás, a distância de muitos municípios à Capital é muito longa. Não é viável, de nenhum ponto de vista, que os principais atendimentos se concentrem em Goiânia”, acrescentou, na primeira unidade visitada, o Hospital Padre Tiago na Providência de Deus, hospital geral filantrópico administrado pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.

“A visão de não perder o foco no usuário é uma das características da nossa gestão. Números e planilhas são importantes, mas não podemos nos esquecer das pessoas que estão por trás disso”, ressaltou o secretário, sobre a importância dessas unidades municipais. Ismael foi acompanhado do prefeito Vinícius Luz; do secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Bandeira Junior; do administrador geral da Associação mantenedora do hospital, Nilson Alberto; e do diretor geral da unidade, Frei Saulo, entre outras autoridades.

Hospital das Clínicas

Na sequência, Ismael foi ao Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho, onde passou por alas como o novo centro cirúrgico e de quimioterapia. Maior unidade hospitalar da região de Saúde Sudoeste 2, o Hospital das Clínicas é um complexo assistencial 100% SUS, administrado pela prefeitura de Jataí. Atende anualmente mais de 224 mil pessoas, de Jataí e mais nove municípios.

O balanço da visita foi considerado bastante produtivo. “Estamos oferecendo toda a parceria do município, para que, de mãos dadas com o Estado, possamos conseguir oferecer o melhor da Saúde ao cidadão”, avaliou o prefeito Vinícius Luz. Para o secretário Luiz Carlos Bandeira, o encontro tornou possível “alinhar detalhes importantes para que o goiano e, acima de tudo, o jataiense, possa usufruir da melhor forma possível da saúde”.

Jataí é mais um município visitado pelo secretário Ismael Alexandrino com o objetivo de conhecer unidades hospitalares para efetivação do projeto de regionalização da Saúde. Entre as cidades estão Posse, no Nordeste Goiano, Anápolis e Trindade.

José Carlos Araújo, da Comunicação Setorial

Foto: Divulgação SES-GO

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo