Dra. Irani Ribeiro participa de conferência sobre segurança no trabalho do servidor público

Marlene Arvelos

Representando o Secretário de Saúde, Leonardo Vilela, a Superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, participou hoje (12/04) da abertura da 1ª Conferência Estadual de Saúde no Trabalho do Servidor Público. Segundo ela a preocupação com a saúde dos servidores é uma premissa do governo do estado que já tem implementando várias ações com o objetivo de promover mais qualidade de vida aos seus trabalhadores.

Para a superintendente a iniciativa da Superintendência de Vigilância Sanitária, em parceria com o Ministério Público, deve ser aplaudida porque além melhorar a saúde dos servidores também evita muitos afastamentos do trabalho e consequentemente prejuízos ao serviço público. As propostas de implementação de programas de saúde mental, prevenção, realização de exames ocupacionais e a reavaliação de processos de readaptação de função são iniciativas louváveis por parte dos organizadores da conferência.

A Dra. Irani Ribeiro disse esperar que os números das licenças apuradas pela Junta Médica possam ser revertidos por soluções apontadas pelos debates que vão ser realizados aqui. “Quantos professores, policiais, profissionais de saúde e de várias outras áreas chegam até a aposentar precocemente em função de doenças que poderiam ser evitadas ou tratadas sem maiores complicações”, comentou.

Segundo a Dra. Irani a segurança do trabalho do servidor público é um tema que pode promover mudanças não só na vida de cada pessoa que trabalha no estado ou nos municípios, mas também para a população que precisa do serviço por ele prestado. A ausência do trabalhador provoca prejuízos não só financeiros, mas para todos os envolvidos no sistema, sobretudo a população.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo