Crer realiza atendimento a romeiros durante festa do Divino Pai Eterno em Trindade

Projeto Crer com o Romeiros integra compromisso institucional da unidade do Governo de Goiás com responsabilidade social, além de fortalecer o propósito da instituição, que é cuidar de vidas

Colaborador do Crer avalia perna de andarilha no Centro de Apoio ao Romeiro, na GO-060

Com o objetivo de estender o atendimento assistencial à comunidade extramuros, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) participa, pelo quinto ano, da maior festa religiosa de Goiás, a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade. 

O projeto Crer com Romeiros foi realizado de 28 a 30 de junho, e será retomado nos dias 5 e 6 de julho, no Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), na GO-060, mantido pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Governo de Goiás e Prefeitura de Trindade. 

Segundo o gerente da Reabilitação Física e Visual do Crer, Eduardo Carneiro, durante os principais dias de movimento da romaria, o Crer oferece uma série de serviços, como aferição de pressão arterial, orientações de prevenção de lesões relacionadas a longas caminhadas, sessões de alongamento, medição de glicemia e curativos.

“Para nossa equipe, é sempre uma alegria fazer parte desse projeto. São enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, entre outros profissionais do Crer que reservam algumas horas nessa época do ano para cuidar dos devotos do Divino Pai Eterno”, disse Eduardo. O gestor destaca que o projeto Crer com Romeiros, iniciado em 2018, já atendeu mais de 11 mil pessoas durante a Festa de Trindade. 

Longas caminhadas 
Eduardo alerta para cuidados importantes antes de iniciar a caminhada rumo à Trindade. “É importante se preparar bem no dia anterior, fazer refeições leves, ter uma boa noite de sono. No dia da caminhada, é importante optar por calçados adequados e confortáveis. Se optar em fazer o trajeto durante à noite, é preciso estar atento para agasalhos e durante o dia, fazer uso de chapéu/boné e protetor solar.”

O fisioterapeuta reforça para que, ao longo do trajeto, o romeiro faça pequenas paradas para se alongar, se hidrate e opte pela ingestão de alimentos leves. “Em caso de exaustão física, interrompa a caminhada e peça ajuda”, alerta.  

SERVIÇO
Crer com Romeiros 
Local: Centro de Apoio aos Romeiros da OVG
Dias de atendimento: 28 a 30 de junho, 5 a 6 de julho
Horários: Sexta e sábado das 18h às 22h e no domingo das 7h às 12h

Juliana Saran (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo