Crer promove vivência imersiva “Pelas Lentes do Paciente” na Semana do 3º Experience Care

A unidade reforça o compromisso com uma assistência mais sensível, acolhedora e transformadora

Crer promove vivência “Pelas Lentes do Paciente” para fortalecer empatia e cuidado humanizado

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou a vivência “Pelas Lentes do Paciente” nos dias (12 e 13/11). A atividade convidou colaboradores de diferentes áreas a percorrerem, na prática, o mesmo caminho enfrentado diariamente pelos usuários do hospital.

Integrada à programação da Semana Experience Care, a experiência foi planejada para despertar sensibilidade, estimular empatia e fortalecer a compreensão das necessidades, percepções e sentimentos de quem recebe cuidado no Crer. Cada participante recebeu um perfil simulado de paciente — como pessoa com deficiência auditiva ou limitações físicas — e vivenciou o trajeto real: recepção, espera, deslocamentos, atendimentos, orientações e desafios comuns, como ruídos, tempo de espera e dificuldades de comunicação. O objetivo foi transformar empatia em vivência concreta, reforçando o olhar humanizado, a escuta ativa e a presença genuína.

Para Fabianne Silveira Cardoso, supervisora de Reabilitação da Internação do Crer, a ação reforça a essência do cuidado promovido pela unidade.

“Essa vivência reafirma o que acreditamos no Crer: cuidar também é sentir, ouvir e se colocar no lugar do outro. Quando os profissionais experimentam a rotina pela perspectiva do paciente, ampliam o olhar e fortalecem valores essenciais como empatia, acolhimento e atenção aos detalhes. É uma oportunidade de ressignificar práticas e lembrar que cada gesto importa. Nosso compromisso é seguir construindo uma assistência cada vez mais humana, sensível e transformadora”, destacou.

Para o maqueiro Gilson José dos Santos, participar da ação foi uma oportunidade de reflexão.

“A gente que cuida precisa ter atenção redobrada com os pacientes, nos mínimos detalhes. Esses detalhes fazem a diferença para que cada pessoa receba a melhor atenção e o melhor atendimento. Vivenciar isso como paciente me fez pensar que eu gostaria de receber exatamente o cuidado que ofereço no meu dia a dia. No meu trabalho, sempre procuro agir com empatia. Quero que todos saiam daqui com a melhor experiência possível”, afirmou.

A gerente de Qualidade do Crer, Josenei Skorek, reforçou a importância institucional da vivência.

“Pelas Lentes do Paciente é mais do que uma atividade. É um convite para fortalecer propósito e prática. Quando a equipe sente, pela perspectiva do usuário, a jornada do paciente, transforma não só sua percepção, mas também sua forma de cuidar. A experiência do paciente vai além dos processos. É impacto humano. E essa vivência reforça exatamente a cultura que se estabelece no Crer”, comentou.

A Semana Experience Care busca fortalecer a cultura da humanização e do cuidado centrado no paciente, estimulando práticas que valorizam a experiência e o bem-estar dos usuários.

Juliana Saran (texto) e Klysman Prado (foto) / Agir

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo