Crer promove Caminhada para Conscientização da Trissomia 21 e do Autismo
Iniciativa da unidade do Governo de Goiás é mais um passo para a construção de uma sociedade mais informada e empática, reforçando que a inclusão começa com a conscientização

O Hospital Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) realizou, nesta quinta-feira (03/04), uma caminhada especial em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, e ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, lembrado em 2 de abril. O evento reuniu 70 pessoas, entre elas pacientes, familiares e colaboradores da unidade do Governo de Goiás em um momento de sensibilização e inclusão. A iniciativa contou, ainda, com o apoio da Cavalaria da Polícia Militar de Goiás.
Com cartazes, roupas brancas e azuis e muita energia, os participantes percorreram o trajeto nas proximidades do Crer, destacando a importância da conscientização sobre a Trissomia 21 e o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo da caminhada foi reforçar a necessidade de respeito, equidade e oportunidades para todas as pessoas, além de promover um ambiente mais inclusivo e acolhedor. Durante a caminhada, pacientes e profissionais distribuíram panfletos educativos sobre o tema.
Segundo a supervisora de reabilitação auditiva e intelectual do Crer e uma das organizadoras do evento, Sofia Gomes Martins Mustafé, a caminhada simboliza o compromisso do Crer com a inclusão e a disseminação de informações sobre a Síndrome de Down e o Autismo, condições que ainda enfrentam desafios relacionados ao preconceito e à falta de conhecimento. “Eventos como esse são fundamentais para mostrar que a diversidade é uma riqueza e que cada indivíduo tem um papel importante na sociedade”, ressaltou Sofia.
Para Andrea Souza, mãe do paciente Rafael, de 12 anos, diagnosticado com autismo e Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), a caminhada teve um significado especial e deixou uma mensagem de incentivo para outras famílias.
“Estamos juntas, todas as mães que precisam de apoio. O Crer é um amparo para nossos filhos. Às vezes, com o diagnóstico, achamos que tudo parou, mas aqui no Crer conseguimos entender que a vida continua e que pode ser leve. Agradeço ao Crer por essa oportunidade de inclusão na sociedade. Momentos assim são importantíssimos. É muito bom ver a sociedade se movimentando para entender mais sobre essas condições e nos apoiar cada vez mais.”
Nutrição e autismo
No dia 2 de abril, o Crer também promoveu a palestra “Nutrição e Autismo”, ministrada pela nutricionista Michelle Reis, da Unimed, que possui experiência no espectro autista. O evento ocorreu no auditório do Crer, e abordou os desafios da seletividade alimentar, adaptação e inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista.
A palestra proporcionou informações essenciais para familiares e profissionais que lidam com essa realidade, contribuindo para um melhor entendimento sobre a importância da alimentação no desenvolvimento das crianças com TEA.
Juliana Saran (texto e foto)/Agir