Crer participa do Infecto Day e integra debate sobre infectologia em Goiás

Um dos principais fóruns de atualização científica da área, evento reúne profissionais para discutir temas como vacinação, tecnologias em microbiologia e o panorama das doenças infecciosas

Mesa diretora do Infecto Day, realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) participou, na semana passada, do Infecto Day, encontro anual promovido pela Sociedade Goiana de Infectologia (SGI) e consolidado como um dos principais fóruns de atualização científica da área.

Realizado na sede do Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego), o evento reuniu médicos, residentes, farmacêuticos, enfermeiros, biomédicos e estudantes para discutir temas como monitorização de antimicrobianos, vacinação, novas tecnologias em microbiologia e o panorama das doenças infecciosas no estado.

O Crer foi representado pela infectologista da unidade, Juliane Vieira, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção da unidade, que ministrou a aula Dosagem de Nível Sério de Antimicrobianos: Quais Antimicrobianos Devemos Monitorar e Por Quê? Como ajustar Adequadamente Baseado na Vancocinemia?, reforçando o compromisso da instituição com a qualificação da assistência e a difusão de conhecimento técnico-científico.

Durante sua apresentação, Juliane também compartilhou os avanços do Projeto Cura, implantado no Crer em 2024 e que, em 2025, alcançou importantes marcos de automação e maturidade digital. A infectologista destacou ainda o fortalecimento do Programa de Ensino e Pesquisa do Sciras/Crer, que mantém estágio em CCIH para residentes de infectologia e um programa de aperfeiçoamento de seis meses voltado a enfermeiros.

Para ela, o evento reforça a importância da troca de experiências: “Mais do que um dia de palestras, o Infecto Day se afirma como um espaço de construção coletiva, onde profissionais da linha de frente e da gestão compartilham resultados, desafios e soluções que impactam diretamente a saúde da população”, define.

“A possibilidade de apresentar dois projetos robustos do Crer evidencia o protagonismo da instituição na consolidação de práticas seguras, no fortalecimento da vigilância e no avanço da ciência em Goiás”, acrecentar.

Juliana Saran (foto)/Agir

Foto: SGI

Governo na palma da mão