Crer é destaque com trabalhos selecionados para o Congresso Mundial dos Hospitais

Quatro pesquisas científicas da unidade do Governo de Goiás foram selecionadas para apresentação no 47º Congresso, que ocorre no Rio de Janeiro

Profissionais da unidade do Governo de Goiás que assinam as pesquisas científicas a serem apresentadas no Congresso Mundial de Hospitais

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) comemora mais um marco em sua trajetória de inovação e excelência em cuidados de saúde. Quatro trabalhos científicos da unidade do Governo de Goiás foram selecionados para apresentação na 47ª edição do Congresso Mundial de Hospitais, que será realizado de 10 a 12 de setembro, no Rio de Janeiro. O evento, organizado pela International Hospital Federation (IHF), terá a Federação Brasileira de Hospitais como anfitriã.

Os estudos abrangem diversas áreas e refletem o compromisso da equipe multidisciplinar do Crer em promover avanços significativos na saúde e destacam o Crer como uma referência em saúde, tanto no cenário nacional quanto internacional, e refletem o compromisso contínuo da instituição com a excelência e a inovação em seus serviços.

Para a supervisora de Ensino e Pesquisa do Crer, Graziele Lopes Teles, a participação dos profissionais vai além do desenvolvimento contínuo, confirmando que o hospital está no caminho certo ao integrar ensino, pesquisa e prática no dia a dia. “Esses estudos não apenas reforçam nossa reputação como instituição de referência em ensino e pesquisa, mas também contribuem para a melhoria contínua dos cuidados oferecidos em todas as áreas em que atuamos”, avalia.

“Estamos extremamente orgulhosos dos trabalhos selecionados para o 47º World Hospital Congress (Congresso Mundial de Hospitais) de 2024. Cada uma dessas pesquisas reflete o compromisso do Crer com a inovação e a excelência no cuidado aos pacientes, além de destacar a dedicação exemplar de nossos profissionais em avançar o conhecimento em saúde e de posicionar a saúde pública do Estado de Goiás em um cenário internacional de destaque”, comemora Graziele.

Conheça os trabalhos selecionados:

Elegibilidade de Pacientes para Gestão Clínica na Residência de Enfermagem
Autora: Helena dos Santos Castro Gomes, Preceptora de Enfermagem do Crer

O estudo analisa o papel do Sistema Único de Saúde na formação de profissionais e na integração de ensino e pesquisa. Avaliando os critérios de elegibilidade de pacientes para manejo clínico durante a residência em enfermagem em Goiânia no segundo semestre de 2023. Foca em condições como Lesão Encefálica Adquirida e Lesão Medular, permitindo aos residentes aprimorarem suas competências em gestão, atenção integral e educação em saúde.

Avaliação do Letramento em Saúde em Pacientes Hospitalizados: Revisão de Instrumentos
Autor: Hernani Camilo Valinote, Tutor de Fisioterapia do Crer

A pesquisa oferece uma análise das ferramentas utilizadas para medir o letramento em saúde. Ao revisar os principais instrumentos, o estudo identifica práticas e metodologias que melhoram a comunicação e a tomada de decisões no ambiente hospitalar, reforçando a importância de informações claras e compreensíveis para melhorar os cuidados e os resultados clínicos.

O Uso da Metodologia Ativa no Programa de Residência Multiprofissional
Autor: Victor Augusto de Castro, Preceptor de Enfermagem do Crer

Desenvolvido em 2023, durante o rodízio de residência em enfermagem na Reabilitação, o estudo utilizou gamificação, em formato de quiz, para reforçar temas teórico-assistenciais. Também foi criado um Escape Room chamado “Mansão das Gerações”, que aborda o conhecimento específico das gerações, de Baby Boomers a Alpha.

Melhorando a Adesão à Higiene das Mãos: Um Fator-Chave na Redução da Densidade de Incidência de Infecções em uma UTI
Autora: Tatiane Barbosa Mendes de Freitas Lemes, Enfermeira do serviço de controle de infecção relacionada a assistência à saúde do Crer

Este estudo avalia o impacto da adesão à higiene das mãos na redução de infecções em uma UTI após a implementação de estratégias com base na metodologia PROADI. As intervenções incluíram treinamentos práticos, maior acessibilidade a dispensadores de álcool e o uso de tecnologia glogerm. Como resultado, a adesão à higiene das mãos aumentou 27%, com uma redução de 92% na incidência de PAV e quase erradicação da ITU.

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás
Foto: Juliana Saran

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo