Crer celebra 23 anos com culto ecumênico e homenagens
Unidade referência em reabilitação soma mais de 25 milhões de atendimentos e coleciona prêmios nacionais e internacionais

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) comemorou, nesta sexta-feira (26/09), 23 anos de existência com a realização de um culto ecumênico. Fundado em 2002, o hospital é referência em Goiás e em todo o Brasil, e já realizou mais de 25 milhões de atendimentos e procedimentos desde sua inauguração.
Durante a celebração, o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, destacou o reconhecimento nacional e internacional da unidade: “Poucos hospitais públicos têm a certificação canadense Qmentum, que é o nível máximo, e o Crer conquistou essa honraria. Além disso, é o 14º hospital no ranking da OPAS. Isso mostra o quanto resistimos bem às certificações e, principalmente, o cuidado com nossos pacientes. Aqui eles estão no centro da atenção, desde a reabilitação até a confecção de órteses e próteses. Quero deixar meus parabéns a toda a equipe do Crer que se dedica para entregar sempre o melhor à população de Goiás.”
O diretor-geral do Crer, Luiz Carlos Sampaio, ressaltou a importância da equipe de profissionais: “Os colaboradores são a peça motriz desta instituição. Além da competência, aplicam todos os dias um cuidado humanizado, um cuidado que preza pela natureza humana e pelo acolhimento. Somos uma instituição certificada internacionalmente como ‘Great Place to Work’, o que comprova o engajamento do nosso time para reabilitar, cuidar e transformar vidas.”
O primeiro diretor da unidade, Sérgio Dayer, que atualmente é superintendente de relações institucionais da Agir, lembrou a trajetória da instituição: “É muita emoção estarmos aqui comemorando 23 anos. O Crer foi abraçado pela população de Goiás por prestar serviços essenciais de reabilitação física, auditiva, visual e intelectual. Temos uma missão extremamente importante e seguimos acompanhando esse crescimento, com a certeza de que o futuro será ainda mais produtivo”, pontuou.
A celebração também reuniu pacientes e colaboradores que compartilharam suas experiências. A paciente Fabiany Ferreira Ramos contou como tem sido sua recuperação: “O atendimento é ótimo, excelente. Desde que entrei aqui me senti em casa. Estou voltando a sentir minhas pernas e isso me dá confiança e esperança.”
Já Flávia Costa, em tratamento há 10 anos, resumiu em uma palavra sua relação com o hospital: “Aqui se torna uma família. Os profissionais nos tratam como se fôssemos parte dela. Antes eu sentia muita dor, mas depois que comecei o tratamento minha vida mudou.”
Colaborador desde a implantação da unidade, Cristiano Onishi, destacou o orgulho em fazer parte da história: “Estou aqui há 23 anos e acompanhei todas as fases de adaptação e crescimento do Crer. Hoje somos uma família e é uma satisfação muito grande poder ajudar os pacientes todos os dias.”
Reconhecido como o primeiro hospital público do Brasil especializado em reabilitação e readaptação, o Crer acumula além dos prêmios e certificações, o reconhecimento como um dos melhores hospitais públicos do país pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Logo após o culto ecumênico, os colaboradores que trabalham há mais de 20 anos na unidade foram homenageados com certificados. O secretário Rasível Santos também recebeu homenagem e, na sequência, descerrou a placa da brinquedoteca, um espaço exclusivo para as crianças em tratamento.
Yara Galvão (Texto) e Iron Braz (Fotos) / Comunicação Setorial SES-GO


