Crer celebra 22 anos de excelência em mais de 24 mi de atendimentos e procedimentos

Referência nacional em reabilitação e readaptação, unidade do Governo de Goiás promove semana especial, com participação do secretário adjunto da SES-GO na abertura dos eventos

Sérgio Vêncio a colaboradores e gestores do Crer: “Nosso agradecimento profundo e sincero”

Para comemorar 22 anos de excelência e dedicação no cuidado das pessoas, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) preparou uma semana especial. Na abertura da programação, nesta quinta-feira (26/09), o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Sérgio Vencio aproveitou o momento para estender o reconhecimento da secretária especial às pessoas que, diariamente, contribuem para a construção dessa história de sucesso. “Todos vocês que fazem essa história no dia a dia, nosso agradecimento profundo e verdadeiro”, disse.

Desde sua fundação, em 25 de setembro de 2002, o Crer realizou mais de 24 milhões de atendimentos e procedimentos, reafirmando seu papel como referência em reabilitação e readaptação no no Estdado e no País. Ao comemorar mais de duas décadas de serviços prestados à população, o Crer preparou uma semana especial de eventos que envolve pacientes, usuários, colaboradores e parceiros. Este será um momento de celebração e de reconhecimento às pessoas que, diariamente, contribuem para a construção dessa história de sucesso.

O diretor-geral do Crer, Luiz Carlos Junio Sampaio Teles, compartilhou sua alegria: “Falar sobre o Crer é uma oportunidade única de destacar a importância desta instituição, que impacta e transforma a vida de tantas pessoas. Hoje, celebramos e agradecemos a todos: aos nossos usuários, que diariamente nos ensinam o valor da vida, e aos nossos colaboradores, que nos enchem de orgulho com seu comprometimento em cuidar do próximo. Muito obrigado por fazerem parte desta linda história de sucesso, que ainda tem muitos capítulos por vir.”

Maria Eduarda Vieira Gomes, 18 anos, é paciente do Crer desde 2022, quando sofreu uma queda, durante uma aula de educação física, resultando em um traumatismo craniano. Após cirurgia delicada e dois meses internada na UTI, ela iniciou o processo de reabilitação no Crer, superando as expectativas em sua recuperação. Para Maria Eduarda, o Crer representa esperança e a possibilidade de uma vida melhor. “Fazer parte da história deste hospital é uma honra. Sou profundamente grata a todos os profissionais que contribuíram e continuam contribuindo para a minha recuperação”, afirma.

Crer em números
Desde sua fundação, até agosto de 2024, o Crer realizou um total de 24.013.779 atendimentos e procedimentos. Entre eles, 1.849.290 consultas médicas ambulatoriais, 14.101.056 atendimentos em reabilitação e consultas multiprofissionais, tanto em regime ambulatorial quanto de internação. Além disso, foram feitos 4.834.777 exames de laboratório e análises clínicas, 1.372.049 exames de imagem, 685.974 exames de audiologia, 4.502 procedimentos no laboratório de marcha, 266.864 procedimentos odontológicos e 109.430 cirurgias.

A unidade também registrou 255 implantes cocleares, confeccionou 146.355 próteses e órteses na oficina ortopédica e dispensou 56.022 aparelhos de amplificação sonora (Aasi). No mesmo período, o Crer contabilizou 6.496 atendimentos pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Esses números demonstram a abrangência e o impacto significativo da instituição na reabilitação e cuidado dos seus pacientes.

Referência nacional
Reconhecido como Centro Especializado em Reabilitação e Readaptação (CER IV) pelo Ministério da Saúde, o Crer se destaca no atendimento de alta e média complexidade nas áreas hospitalar e ambulatorial. Primeira unidade pública do País focada em reabilitação e readaptação, o hospital atua nas deficiências físicas, auditivas, visuais e intelectuais, e é certificado com o selo de Excelência Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a norma ISO 9001:2015.

Em 2022, o Crer foi o único hospital do Governo de Goiás a atingir 100% de conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, divulgada pela Anvisa. Recebeu ainda o selo UTI Top Performer 2022, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), e o título de Great Place to Work (GPTW), consolidando-se como um excelente ambiente de trabalho, com uma cultura organizacional baseada em confiança e alto desempenho.

Também em 2022, o Crer foi reconhecido nacionalmente, sendo o hospital público mais bem avaliado de Goiás e ocupando a 14ª posição no ranking dos melhores hospitais públicos do Brasil, uma honraria concedida pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Ensino, pesquisa e estrutura
Na área de ensino, o Crer é um hospital escola reconhecido pelo Ministério da Educação, já tendo formado mais de 200 especialistas e publicando inúmeros estudos em revistas nacionais e internacionais. O programa de Aperfeiçoamento Profissional da unidade já qualificou mais de 400 profissionais, e desde 2021, oferece uma linha de mestrado, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Com mais de 33 mil metros quadrados de área construída, o Crer conta com 156 leitos de enfermaria, 20 leitos de UTI, 8 salas cirúrgicas, 4 piscinas aquecidas para hidroterapia e 5 ginásios de reabilitação. A estrutura inclui ainda um moderno centro de diagnóstico e o único serviço de aconselhamento e laboratório de genética do Estado.

A unidade ainda conta com oficina ortopédica fixa e itinerante credenciada pelo Ministério da Saúde, que confecciona órteses, próteses e outros dispositivos sob prescrição médica, garantindo aos pacientes um atendimento completo e integrado, promovendo a autonomia e a qualidade de vida.

Com uma equipe altamente qualificada, o Crer continua sendo um símbolo de cuidado, inovação e excelência na reabilitação, consolidando-se como um dos maiores patrimônios da saúde pública em Goiás e no Brasil.

Yara Galvão, com informações da Agir/Comunicação Setorial
Foto: Iron Braz/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo