Cosplayers de Star Wars doam sangue no Hugol

O Banco de Sangue do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol recebeu a visita dos cosplayers da saga Star Wars (Guerra nas Estrelas) em um ato voluntário na manhã desse sábado, 14, movimentando a unidade com a doação de sangue dos visitantes.

O Banco de Sangue do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol recebeu a visita dos cosplayers da saga Star Wars (Guerra nas Estrelas) em um ato voluntário na manhã desse sábado, 14, movimentando a unidade com a doação de sangue dos visitantes. Os membros do “Conselho Jedi de Goiás” e outros personagens do grupo “Cosplay Classe A” também foram até a ala de internação pediátrica do hospital, compondo a programação da Semana da Criança do Hugol.

Localizada na Região Noroeste de Goiânia, a Unidade de Coleta e Transfusão do hospital tem capacidade para atender 100 doadores por dia e possui um horário especial de funcionamento: todas as semanas, de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h30, e no sábado, das 07h às 12h, exceto em dias de feriados. De julho de 2015 a junho de 2017, 24 meses, o Hugol realizou mais de 3,2 milhões de procedimentos, dentre internações, ambulatório, urgência e emergência e equipe multidisciplinar (2.304.971), procedimentos cirúrgicos (28.032), exames (908.679), transfusões (21.144) e coletas de sangue (14.953).

Na quinta-feira, 12, o hospital recebeu a visita de outros personagens de desenhos e filmes, como Harry Potter, Frozen, Branca de Neve, Rapunzel e Power Rangers, além de Ladybug e Cat Noir, bailarina e fadas, cosplayers do grupo “Cosplay Classe A” e outros voluntários. Os visitantes distribuíram brinquedos e guloseimas às crianças, respeitando a dieta nutricional de cada paciente.

O isolamento social é uma das consequências da internação hospitalar, um desafio para os adultos e principalmente para as crianças, devido à privação do convívio familiar, escolar e com os amigos. Devido a isso, as crianças internadas no Hugol recebem vários estímulos que propiciam a reintegração às atividades que realizariam habitualmente, mesmo durante seu tratamento hospitalar.

As ações promovidas pela Equipe Multiprofissional, com apoio das demais áreas da unidade, auxiliam na promoção de um ambiente humanizado. Algumas das ações realizadas nas UTIs são: hora do descanso, que consiste em um momento para proporcionar descanso e melhora do sono, com a redução da claridade e ruídos; momento de reflexão, oração e interação entre equipe e pacientes; acolhimento da família, para sanar dúvidas, angústias e medos referentes ao adoecer, à internação e ao tratamento; acesso à tecnologia, por meio de tablets, para facilitar a comunicação com familiares; e atividades lúdicas e terapêuticas, com visita de voluntários culturais e comemoração de aniversários como algumas das ações para humanizar o cuidado assistencial.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo