Conselho Nacional de Saúde reforça campanha Outubro Rosa


Conselho Nacional de Saúde reforça campanha Outubro Rosa

 

        O mês de outubro é  marcado pela campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do  câncer de mama. São 31 dias dedicados à campanha “Outubro Rosa”, com reflexões e ações sobre o tema que mostra os avanços já conquistados e os desafios para vencer o câncer que atinge um grande número de brasileiras por ano.

 

        Segundo a conselheira e coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Espirito Santo Tavares, “Santinha”, o CNS esclarece o que é o câncer de mama e orienta as mulheres a realizarem a mamografia a partir dos 50 anos de idade, conforme determina o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA). “Se já houve casos de câncer de mama na família, a mulher deve redobrar os cuidados realizando a mamografia antes mesmo dos 50 anos”, alertou a conselheira.

 

 

        A Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher, do CNS, tem como objetivos, entre outros, subsidiar o Conselho na avaliação das condições de saúde da mulher e nas questões específicas da saúde em sua interface com as demais políticas de saúde e fortalecer o controle social sobre as ações de saúde para as mulheres propostas pelo gestor federal e desenvolvidas pelas três esferas de governo, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de garantir uma política de saúde para as mulheres que respeite os direitos humanos, direitos sexuais, direitos reprodutivos e sua autonomia como cidadãs.

 

        De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o câncer de mama é a primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que formam um tumor maligno, que quando descoberto no início, tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.

 

        Em 2011, a presidenta Dilma Rousseff lançou o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama, estratégia para expandir a assistência oncológica no país. Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, o SUS tem 277 serviços na assistência oncológica que atendem a 298 unidades hospitalares distribuídas nas 27 unidades da federação para a detecção e tratamento de câncer em todo País. Com o investimento do Governo Federal, mais de 3,6 milhões de sessões de radioterapia e quimioterapia foram feitas pelo SUS, com investimento de R$ 491,8 milhões. As cirurgias oncológicas refletem a preocupação com o combate contra a doença e no ano passado, foram investidos R$ 16,8 milhões na área.

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