Conselho de Saúde apresenta relatório de gestão
Documento elaborado a partir de dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás deve ser utilizado como modelo para os relatórios dos próximos anos
O Conselho Estadual de Saúde (CES) está desenvolvendo uma série de ações com o objetivo de contribuir para que a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) obtenha avanços significativos na efetivação de políticas públicas amplas e eficazes em benefício da população. Na manhã desta terça-feira, 28, o CES realizou uma reunião extraordinária para a apresentação do Relatório Anual de Gestão (RAG) relativo ao ano de 2015. O encontro, coordenado pelo presidente do CES, Venerando Lemes, contou com a presença de conselheiros gestores, trabalhadores e representantes dos usuários.
Venerando Lemes explica que os técnicos que formataram o Relatório Anual de Gestão 2015 procuraram fazê-lo de forma bem-feita, sucinta e com profundidade. “A intenção é que este RAG sirva de modelo para os próximos relatórios”, assinalou. O RAG analisa as políticas públicas, as formas como foram desenvolvidas e os recursos financeiros aplicados pela pasta. É, em síntese, um instrumento que demonstra o que a gestão fez no ano em curso; se cumpriu o que estava previsto no plano de saúde tanto nas questões relacionadas às políticas públicas quanto nos investimentos financeiros.
A apresentação do RAG 2015 foi feita pelo assessor técnico do CES, Neusinho Ferreira de Farias, responsável pela formatação final do documento. Venerando Lemes informa que o atraso na confecção do documento ocorreu por uma questão de ordem técnica. “Devido ao atraso, optamos por fazer uma análise do RAG mais aprofundada, a partir dos dados repassados pela SES-GO, que sirva de modelo para os próximos relatórios”, sublinhou.
Conferência
O Conselho Estadual de Saúde também está envolvido na preparação da Conferência Estadual de Saúde, realizada entre os dias 12 e 15 de junho, no auditório da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago. A conferência tem como tema central Democracia e Saúde e será realizada com o propósito de discutir diretrizes e propostas para a definição do Plano Estadual de Saúde. Tais propostas também vão subsidiar os debates da Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada em agosto, em Brasília.
Maria José Silva (texto) e Erus Jhenner (fotos), da Comunicação Setorial