Conheça o Canal Saúde!


O CANAL

 

     

 Clique na imagem e veja como assistir

 

 

 

 

É uma emissora de televisão do Sistema Público de Saúde (SUS), sediada na Fundação Oswaldo Cruz. Desde dezembro de 2010, o Canal Saúde está no ar diariamente, de 8h a meia noite, com produções próprias e em parceria com produtores independentes e outras instituições. 
Com um espaço próprio de transmissão, a grade de programação passou a contar com mais conteúdo, participação, diversidade, atualidade e serviço. Sua atual transmissão abrange o país todo através de duas frentes principais: antena parabólica com recepção digital e site. Em ambas, a programação na íntegra é transmitida simultaneamente. As emissoras parceiras continuam a veicular alguns dos programas em horários diversos. A listagem completa está em “como assistir”.

Conteúdo

Os programas veiculados no Canal Saúde têm caráter informativo. São produzidos com o propósito de alcançar públicos variados com conteúdos específicos. No total, o Canal Saúde produz nove programas sobre políticas públicas, cidadania, tratamentos, desenvolvimento tecnológico, meio ambiente e sustentabilidade, entre outros. A grade também é composta por programas de parceiros como Universidade Federal do Paraná, VídeoSaúde e organizações não governamentais pelo projeto Comunidade em Cena, agregando valor aos conteúdos transmitidos.

Ao vivo

O primeiro programa ao vivo do Canal Saúde é o Sala de Convidados. Sua principal característica é a interatividade durante a transmissão. Quem o assiste tem a possibilidade de participar do programa enviando perguntas e comentários sobre o tema discutido. A participação se dá através do chat associado à transmissão do programa no site do Canal; por ligação gratuita através do 0800 701 8122; e por antecipação da pergunta pelo e-mail canal@fiocruz.br. 
O segundo ao vivo e mais novo programa da grade é o Jornal da Saúde. Um telejornal de cinco minutos diários com atualidades e notícias de última hora na área da saúde.

Web

Aqui é possível assistir à transmissão dos programas simultânea à TV. Além disso, estão disponíveis informações gerais do Canal Saúde, fórum de debates, programas para download e a programação mensal para consulta.

Qual sua história

Antes de tornar-se uma emissora em 2010, o Canal Saúde já produzia audiovisuais sobre saúde desde 1994. Esteve presente em todo Brasil com o conceito de canal virtual sem ter espaço próprio de veiculação. Os programas produzidos eram veiculados por canais parceiros do governo e da sociedade civil, além da transmissão em sua página na web. 
A criação do Canal Saúde foi uma resposta ao anseio de fortalecer a comunicação no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, em um momento politicamente relevante de redemocratização do país, em que se definiu pela associação entre comunicação, informação e educação.

O que se pretende

Um canal que propõe um novo discurso audiovisual ao que é entendido como conceito de saúde e pretende provocar no cidadão brasileiro o sentimento de pertencimento ao SUS. A saúde para todos ocupa um espaço exclusivo na televisão através do Canal Saúde, sobretudo, a saúde pública que é retratada neste veículo na dimensão de sua complexidade. 
Uma das metas deste novo canal é proporcionar à sociedade civil uma representatividade maior nos meios de comunicação abrindo espaço para a veiculação de seus conteúdos.

Compromisso

O compromisso do Canal Saúde é com a população brasileira e o seu exercício de cidadania. Para tanto, o Canal estende sua atuação participando de fóruns de discussão sobre saúde, ciência e tecnologia, ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento, políticas públicas para o setor e ainda está inserido no contexto da democratização da comunicação. Nas principais discussões o Canal se faz presente para contribuir com o debate e amplificá-lo através de seus canais de comunicação.

Fortalecimento do Controle Social

Em 2008, o Canal Saúde foi convidado pelo Ministério da Saúde a participar do seu Programa de Inclusão Digital – PID. Neste momento, passa a ocupar também um canal na OI TV como contrapartida social da empresa à Anatel. 
Em parceria com a Oi TV, foram distribuídos o que se chamou de kit de recepção do Canal Saúde (aparelho de televisão, antena DTH e receptor) aos Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde em todo o Brasil. Estes pontos de recepção recebem gratuitamente da tv por assinatura o sinal do Canal. A proposta é dar acesso à programação específica do Canal Saúde aos conselheiros contribuindo para o fortalecimento do Controle Social. 
A meta vem ao encontro da origem do Canal Saúde. Apesar de ser criado em 1994, sua idealização nasceu em 1992, durante a 9ª Conferência Nacional de Saúde, por uma demanda do Controle Social em associar comunicação, informação e educação.

Dúvidas

Caso haja dificuldade em sintonizar o Canal Saúde ou se precisar de mais informações sobre a programação, utilize o Serviço de Atendimento ao Telespectador (SAT) – 0800-701 8122. A ligação é gratuita.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo