Comissão Intergestores Bipartite realiza primeira reunião do ano

Enfrentamento ao coronavírus, ofertas de cursos e de serviços ambulatoriais e cirurgias eletivas estão entre as pautas debatidas no encontro desta quinta-feira

A Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Goiás (CIB) realizou a primeira reunião de 2020 nesta quinta-feira, 20, no Auditório da Escola de Saúde de Goiás (ESG). Entre as pautas estavam o cenário de enfrentamento ao coronavírus no País, as ofertas de cursos para os municípios e de serviços ambulatoriais e cirurgias eletivas pela gestão estadual, entre outros temas.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Ismael Alexandrino, destacou para os representantes dos municípios presentes a importância de a CIB manter-se como uma reunião para levar benefícios à população, sem interferências de partidarismo político. "Temos que ficar atentos a essa questão em ano de eleições políticas", sugeriu.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, apresentou o cenário do enfrentamento ao coronavírus (Covid-19). Apesar de Goiás não ter registrado caso da doença que foi identificada em dezembro, na China, o Estado tem se destacado no cenário nacional por ter o único Laboratório de Saúde Pública no País, o Lacen-GO, a identificar a doença. Os outros laboratórios que realizam o exame são a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro; o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo; e o Instituo Evandro Chagas (IEC), no Pará.

Flúvia lembrou ainda que o Ministério da Saúde elogiou o  Plano Estadual de Contingência para o Enfrentamento da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (Covid-2019), elaborado pela SES-GO e parceiros. "Temos nos destacado por mobilizar diversas instituições nas nossas previsões de ações", afirmou.

Cursos
A CIB também divulgou a abertura das inscrições ao curso de especialização de nível médio para técnico em enfermagem em gerontologia, oferecido pela Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (SESG). São destinadas 22 vagas para profissionais de saúde. As inscrições estão abertas até o dia 16 de março, e a previsão de execução é de 20 de junho de 2020 a fevereiro de 2021. 

Foi divulgada ainda a abertura do edital para a segunda edição do curso de capacitação de conselheiros de saúde, com inscrições abertas até 30 de abril. São oferecidas mil vagas para as 18 Regiões de Saúde de Goiás.

Mais informações sobre a pauta da reunião podem ser acessadas clicando aqui

Patrícia Almeida (texto) e Sebastião Nogueira (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo