Clippings – CIEVS

Entre as diversas funções dos Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS Goiás), destaca-se a busca de rumores, considerada uma das principais atividades da Vigilância Baseada em Eventos (VBE). A VBE é um sistema de monitoramento que visa à detecção precoce e rápida de eventos que possam representar riscos à saúde pública, de fontes oficiais e não oficiais, como a busca de rumores.

Rumor é qualquer informação, relato ou sinal — ainda não verificado — sobre um evento que possa indicar ameaça à saúde da população. Esses relatos podem circular tanto por meios oficiais quanto não oficiais, como redes sociais, mídias, blogs, grupos de WhatsApp, entre outros.

As buscas de rumores são realizadas diariamente por técnicos e plantonistas do CIEVS Goiás, por meio do monitoramento sistemático de fontes oficiais e não oficiais, incluindo mídias digitais e impressas (jornais, revistas, televisão, rádio, sites, blogs, e-mails informativos, YouTube e outras plataformas).

Entre os tipos de informações buscadas, destacam-se:

  • Doenças de interesse internacional (conforme o Regulamento Sanitário Internacional – RSI);
  • Doenças de notificação compulsória e agravos com padrão epidemiológico diferente do habitual;
  • Relatos de sinais e sintomas incomuns em várias pessoas ou doenças desconhecidas;
  • Aumento repentino de casos em uma região ou em locais específicos como escolas, hospitais ou comunidades;
  • Notificações espontâneas da população sobre eventos de saúde;
  • Morte ou adoecimento súbito de animais silvestres ou domésticos com potencial risco à saúde humana (ex.: febre amarela, raiva, gripe aviária);
  • Vazamentos químicos, contaminação da água, desastres naturais ou tecnológicos;
  • Aumento atípico de atendimentos hospitalares por uma mesma causa;
  • Notificações de óbitos inesperados ou múltiplos em uma mesma localidade;
  • Situações envolvendo populações vulneráveis, como comunidades indígenas, áreas de fronteira e assentamentos precários.

Após a detecção, os rumores identificados passam por uma avaliação de relevância, que determina a possibilidade de o evento se tornar uma emergência em saúde pública. Essa avaliação utiliza perguntas norteadoras com respostas dicotômicas, organizadas em quatro grupos:

  1. Relevância na saúde humana;
  2. Relevância na assistência;
  3. Relevância social;
  4. Relevância na capacidade de resposta.

Os rumores considerados relevantes são inseridos nos clippings do CIEVS Goiás, que consistem em registros organizados de notícias e informações monitoradas. Esse processo é contínuo e estruturado, com fins de análise e arquivamento, contendo materiais nacionais, internacionais e estaduais.

A divulgação das informações é feita diariamente pelo CIEVS Goiás, por e-mail, contendo dados atualizados sobre os eventos em questão. Os destinatários também incluem: Rede CIEVS Goiás, Regionais de Saúde, Superintendentes, Gerências e Coordenações da SUVISA, todos os CIEVS do Brasil, Defesa Civil do Estado de Goiás e, adicionalmente, os grupos de WhatsApp de interesse em saúde pública que o CIEVS faz parte.

Acesse aqui os Clippings 2025.

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo