Ceap-Sol retoma Cozinha Experimental com oficina terapêutica para crianças

Atividade marcou reabertura do projeto sensorial e educativo da unidade

Projeto Cozinha Experimental é reativado no Ceap-Sol com oficina de bombons

A Cozinha Experimental do Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol) foi retomada na última semana, marcando a reativação de uma das principais iniciativas terapêuticas da unidade, gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes. A ação de reestreia ocorreu com uma oficina de bombom de morango, devolvendo vida ao projeto e aproximando cuidado, aprendizado e emoção em uma atividade que transformou a tarde das crianças em um momento especial.

A retomada do projeto teve início com uma oficina conduzida pela colaboradora Bárbara Roberta, que guiou duas crianças que são assistidas pela equipe da unidade em uma experiência imersiva na cozinha terapêutica. O ambiente, repleto de cores, aromas e afeto, tornou-se um espaço de descoberta e autonomia.

Em um momento marcado pela curiosidade e o encantamento, as crianças participaram de cada etapa da criação do brigadeiro recheado de morango, do preparo à degustação. A vivência permitiu explorar sabores, texturas e sensações, fortalecendo habilidades motoras, cognitivas e emocionais.

“Esse momento foi significativo para o desenvolvimento das crianças, pois, além de promover o aprendizado de habilidades culinárias, possibilitou a vivência de diversas sensações, como o contato com diferentes sabores e texturas”, destacou Tainá Póvoa, terapeuta ocupacional do Ceap-Sol.

O impacto também alcançou as famílias. “Foi muito legal, achei muito bom. Ajuda muito no desenvolvimento. Eles ficaram muito felizes e já querem fazer a receita em casa para ensinar para a avó”, contou Nelson Muniz, avô de uma das crianças, que se divertiu ao acompanhar a experiência.

Com a volta da Cozinha Experimental, o Ceap-Sol reafirma seu compromisso em promover ações que unem cuidado humanizado, estímulo à autonomia e criação de memórias afetivas. Este retorno simboliza mais do que uma atividade: é a celebração do potencial que nasce quando amor, saúde e educação caminham juntos.

Ester Pereira (texto e foto)/ ISG

Governo na palma da mão