Ceap-Sol realiza testagem rápida de HIV/aids em terminal de ônibus e shopping
Ação da unidade de saúde do Governo de Goiás no Terminal Bandeiras e no Plaza D’oro Shopping conta ainda com entrega de materiais informativos, kits com preservativos e autotestes
O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol) realizou, na sexta-feira (1º/12), uma ação de conscientização da população goiana com a testagem rápida de HIV/Aids e distribuição de autotestes contra a doença. A ação, realizada na entrada principal do Plaza D´oro Shopping e no Terminal Bandeiras, contou com a presença de uma equipe multiprofissional, composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, assistente social, entre outros.
Na ocasião, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, também houve a entrega de kits de preservativos e materiais informativos contendo orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV. A blitz da unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) envolveu cerca de 800 testes rápidos, 100 testes de confirmação e 300 autotestes.
Conforme a diretora técnica do Ceap-Sol, Thais Safatle, a ação foi de grande importância para chamar a atenção das pessoas para a prevenção e diagnóstico precoce. “Muitas pessoas vivem com HIV, mas por não saberem, acabam disseminando a doença para os seus parceiros. Por isso, nosso objetivo é reforçar a necessidade do uso do preservativo e também da testagem regular. Quando a pessoa descobre precocemente e se trata de maneira adequada, consegue ter uma boa qualidade de vida e evitar a contaminação de outras”, afirma.
A usuária do transporte público, A. K. D, 27 anos, conta que realizou o teste de HIV pela primeira vez. “Quando recebi o resultado negativo, foi uma alegria imensa. Gostei demais da ação e acho que precisa ter em outros locais também. Agora, vou continuar me cuidando para garantir minha saúde”, garante.
Prevenção e tratamento
Qualquer cidadão pode adquirir, gratuitamente, preservativos femininos e masculinos em unidades básicas de saúde. É possível ainda realizar a testagem rápida contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis em unidades básicas de saúde.
Thais Safatle, que também é infectologista, ressalta que, embora não exista cura para o HIV, o tratamento com antirretrovirais pode retardar significativamente a progressão da doença, bem como prevenir infecções secundárias e complicações, que estão entre as principais causas de óbitos.
O Ceap-Sol é uma unidade especializada no atendimento de pacientes com doenças infecciosas que conta com uma estrutura completa para a prestação de suporte aos pacientes. “Além de ambulatório e de leitos de internação prolongada para pacientes dentro do perfil, nós temos ainda uma estrutura que hospeda, temporariamente, pacientes com HIV/aids residentes fora de Goiânia quando estes precisam realizar algum tratamento na capital”, destaca o diretor-executivo do hospital, Antônio Jorge de Almeida Maciel.
Aline Santos (texto e foto)/(ISG)