Ceap-Sol celebra 30 anos de atendimento em saúde com mutirão aberto à comunidade
Unidade do Governo de Goiás referência em cuidado prolongado comemora as três décadas de atuação com cerca de 2 mil atendimentos somados no projeto Portas Abertas

O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol) comemorou seus 30 anos de funcionamento com uma edição especial do projeto Ceap-Sol de Portas Abertas, na terça-feira (2/12), aproximando ainda mais a unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) da comunidade e reforçando seu papel como referência em cuidado prolongado.
De acordo com o diretor executivo do Ceap-Sol, Igor Guimarães, a jornada de três décadas da instituição é marcada por uma evolução constante, mas um valor central permanece inabalável. “Nesses 30 anos de história, muita coisa mudou. Nós crescemos exponencialmente, a estrutura da unidade se transformou e modernizou, adaptando-se às novas demandas da saúde. No entanto, o que não mudou é o nosso afinco, dedicação e compromisso inegociável para prestar a melhor assistência humanizada e de excelência aos nossos pacientes.”
O subsecretário de Políticas e Ações em Saúde, Luciano de Moura Carvalho, também enfatizou o impacto social da unidade ao longo das três décadas. Ele relembrou que o Ceap-Sol, em parceria com o HDT, é referência no acompanhamento de pessoas que vivem com HIV/aids, oferecendo uma atenção multiprofissional que vai além do tratamento clínico. “São milhares de vidas acolhidas. Aqui, o paciente encontra desde assistência médica e multiprofissional até exames, medicamentos e acompanhamento contínuo, garantindo qualidade de vida e autonomia”, afirmou.
Cuidado integral
A quarta edição do ano do Ceap-Sol de Portas Abertas reuniu uma feira de serviços em saúde, com atendimentos médicos e multiprofissionais, orientação social, testes rápidos, aferições, consultas reguladas e realização de exames como ecocardiograma transtorácico e ultrassonografia. A iniciativa possibilitou acolhimento imediato e encaminhamento qualificado para necessidades identificadas durante a visita da população.
Realizado trimestralmente, o projeto já soma mais de 2 mil atendimentos em suas quatro edições. Apenas nesta quarta edição, foram registrados cerca de 400 atendimentos entre consultas, exames e avaliações multiprofissionais, sem necessidade de agendamento prévio. Além da coleta de 47 bolsas de sangue em parceria com o Hemocentro.
Com 30 anos dedicados ao cuidado integral e humanizado, o Ceap-Sol reforça, mais uma vez, seu compromisso com a saúde pública, a inclusão e o acolhimento, agora reconhecido pelo mais alto nível de excelência em gestão do País.
Certificação ONA 3
A celebração ganhou destaque também pela conquista do selo ONA 3, nível máximo de excelência em gestão concedido pela Organização Nacional de Acreditação. O reconhecimento atesta a qualidade assistencial, a segurança do paciente e a maturidade dos processos de gestão desenvolvidos pela unidade ao longo de sua trajetória.
Durante o evento, a infectologista e diretora técnica da unidade, Thais Safatle, destacou que a certificação ONA simboliza um percurso de aprimoramento contínuo. “Na prática, isso se reflete na redução de eventos adversos, na melhoria dos desfechos clínicos e no fortalecimento da confiança da comunidade na instituição”, completou.
Cejane Pupulin (texto e foto)/ISG


