Ceap-Sol: Atendimento ginecológico como parte das atividades desenvolvidas

Unidade oferece atendimento multidisciplinar

Unidade atende mulheres a partir dos 13 anos, oferecendo cuidados especializados

O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Goiânia, foi criado em 1995 para oferecer assistência a pacientes com HIV e Aids. Hoje, porém, se destaca como uma unidade de saúde multidisciplinar, incluindo atendimento ginecológico especializado.

Até setembro deste ano, o Ceap-Sol registrou 449 atendimentos ginecológicos para mulheres de todas as faixas etárias, e o total de atendimentos em todas as especialidades alcançou 15.772 em 2024. Com um ambulatório de ginecologia geral, a unidade atende mulheres a partir dos 13 anos, oferecendo cuidados especializados. O ginecologista da unidade, João Lucas Neto, relata que muitas pacientes vêm de municípios do interior e apresentam demandas variadas, como reposição hormonal e orientações sobre métodos contraceptivos para adolescentes.

O ambulatório realiza exames físicos, coleta de material para exames preventivos, solicitações de exames de rotina e acompanhamento de patologias clínicas específicas da saúde da mulher. “Quando necessário, encaminhamos as pacientes a hospitais com suporte cirúrgico, especialmente em casos que exigem procedimentos específicos ou cirurgias eletivas”, explica o médico.

O João Lucas ainda ressalta a importância de consultas periódicas com o ginecologista, especialmente após o início da vida sexual, para assegurar a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças.

Para exames complementares, o Ceap-Sol oferece ultrassonografias, como transvaginal e mamária, realizadas na própria unidade. Mamografias e análises laboratoriais, incluindo biópsias, são encaminhadas a centros de referência, proporcionando um suporte diagnóstico abrangente às pacientes.

Os encaminhamentos para o Ceap-Sol são realizados por meio do Complexo Regulador da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Além de ginecologia, a unidade oferece atendimentos nas seguintes áreas: cardiologia, dermatologia, infectologia, proctologia, pneumologia, reumatologia, neurologia, gastroenterologia, além de serviços de fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia, psiquiatria e terapia ocupacional.

A paciente Marisa Helena F. Sardeiro, residente no Residencial Jardim das Oliveiras, compareceu à unidade para uma consulta ginecológica, expressando satisfação com os serviços: “Graças a Deus, está tudo bem. Acho perfeito, o atendimento é ótimo.” Ela realiza o acompanhamento semestralmente e, como já faz outras consultas no Ceap-Sol, aproveita para centralizar todas as suas consultas na unidade, unindo o útil ao agradável.

Ester Silva (texto e foto) / ISG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo