CBEXS Goiás promove evento voltado para gestão da saúde

Entidade apresenta nova diretoria em evento que reunirá gestores, especialistas e autoridades para discutir caminhos para um sistema de saúde mais integrado, sustentável e inovador. Gestores da SES serão palestrantes

O ecossistema da saúde em Goiás se prepara para um momento ímpar no dia 12 de dezembro (sexta-feira), das 7h30 às 17h30, para o relançamento do Colégio Brasileiro de Executivos em Saúde no Estado -CBEXS Chapter Goiás, evento que também marca a posse oficial da nova diretoria da entidade. A iniciativa visa contribuir com a ampliação do debate técnico e construção de uma visão integrada para o futuro da gestão em saúde em Goiás.

A solenidade de abertura no auditório da Coopanest, será marcada pela posse da nova diretoria. À frente da presidência assume Renato Gomes, administrador, mestre em Administração com ênfase em Saúde, avaliador ONA e gestor de modelos inovadores nos setores público e privado. Renato destaca sua trajetória no CBEXS e o legado da instituição: “Sinto orgulho de fazer parte do CBEXS, que nasceu em 2015, idealizado pelo Dr. Francisco Balestrin, um visionário que sempre esteve à frente das grandes instituições. Aqui em Goiás, sob a liderança do professor Christiano Quinan, foi um marco para a entidade. Agora, como presidente, quero fortalecer essa rede, trazer novas lideranças e aprofundar as discussões para que possamos entregar resultados reais ao nosso Estado.”

Na programação temas de extrema importância para um setor que enfrenta desafios intensificados ano após ano: envelhecimento populacional, aumento das doenças crônicas, aceleração tecnológica, necessidade de sustentabilidade econômica e a urgência de assegurar o direito à saúde. Nesse contexto, o CBEXS Chapter tem um papel articulador — mobilizando gestores, especialistas e autoridades em torno de soluções que promovam um sistema mais eficiente, inovador e conectado às necessidades da população.

Políticas de Saúde
A programação traz discussões que atravessam os pilares estruturantes do sistema de saúde brasileiro. O Painel 1, “Políticas Públicas e Privadas para a Saúde: Política de Governo ou Política de Estado?”, provoca uma reflexão sobre o papel do Estado, do mercado e das parcerias público-privadas na construção de um sistema integrado, eficiente e sustentável. O debate explorará caminhos para transformar políticas de saúde em ações permanentes que gerem avanços consistentes. Os debatedores serão: André Braga – diretor clínico no Hospital do Coração Goiás; Luciano Carvalho – subsecretário de Políticas e Ações em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO); Verônica Wottrich – secretária municipal de saúde de Senador Canedo e Helena Roberto – fundadora e CEO da HPR Consultoria.

Em seguida, o foco se volta ao tema “Atenção Primária à Saúde como Estratégia para a Sustentabilidade da Saúde Hoje e Amanhã”, que discutirá a consolidação da Atenção Primária como eixo central do cuidado, abordando integração entre serviços, organização das redes assistenciais e desafios para garantir qualidade, equidade e sustentabilidade. Participam: Washington Luiz Rios – presidente da Associação Médica de Goiás (AMG); Luiz Pellizzer – secretário municipal de saúde de Goiânia; Amanda Limongi – superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde da SES-GO; e Alessandro Magalhães – secretário municipal de saúde de Aparecida de Goiânia.

O Painel 3, “Saúde: Desafio para a Educação e Formação de Lideranças”, destaca o fator humano como motor essencial de qualquer sistema de saúde. O debate se propõe a ir além das estruturas técnicas e financeiras para discutir o elemento que realmente move qualquer sistema — as pessoas. As debatedoras vão tratar a liderança como competência estratégica e mostrar como o desenvolvimento humano se tornou o diferencial competitivo mais importante para organizações que buscam entregar valor, inovação e cuidado de verdade. Participam: Anamaria Arruda – médica e gestora em saúde; Vanusa Leite – diretora da Escola de Ciências Médicas e da Vida da PUC-GO; Magda de Paula – psicóloga e mestre em Gestão de Qualidade; e Nathalia Nunes – diretora executiva do CBEXS.

Inscrições
O evento é gratuito e para participar basta fazer a inscrição na plataforma EVEN3, no link: https://www.even3.com.br/a-saude-do-amanha-641507. “Ao propor debater a saúde do amanhã neste evento, o CBEXS Chapter Goiás oferece aos executivos da área uma visão macro dos complexos e crescentes desafios que se apresentam para o setor, todos com impacto direto na qualidade de vida da população e na sustentabilidade dos sistemas de saúde. É essencial investir na formação, preparação e educação de profissionais e novas lideranças. O CBEXS Chapter Goiás contribuirá para formar gestores capazes de encontrar soluções criativas e colaborativas que melhorem a qualidade assistencial e garantam a sustentabilidade do sistema de saúde e das organizações”, avalia o presidente nacional do CBEXS e presidente da FeSaúde-SP, Francisco Balestrin.

O painel de abertura, conduzido por Renato Gomes, Francisco Balestrin e Christiano Quinan, tem o tema “A Saúde do Amanhã”. O painel pretende ir além das rotinas burocráticas e provocar uma reflexão estratégica sobre um futuro possível para a saúde — um futuro que una inovação e sustentabilidade, cuidado centrado no cidadão e entrega real de valor para a sociedade. “Vivemos uma nova era do cuidado, com um paciente mais exigente e um ecossistema pressionado. Lideranças precisam de novas habilidades e visão ampliada. O Chapter Goiás será beneficiado com um capítulo para que também junto com os líderes goianos possamos transformar a saúde e nos preparar para a saúde do amanhã”, reforça Christiano Quinan.

A convergência entre físico e digital também ganha espaço no Painel 4, “Saúde Phygital”. Telemedicina, inteligência artificial, plataformas de dados e dispositivos vestíveis se tornam protagonistas no atendimento e na gestão. Será discutido como equilibrar eficiência, tecnologia e humanização em um cenário de transformação acelerada. Participam: Christiano Quinan; Alexandre Chater Taleb — presidente eleito da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTMs); Mayler Olombrada — diretor médico de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein; e Karolline Fernandes — gerente de inovação do HUB Goiás.

Case
Além dos painéis temáticos, a programação contará com a apresentação de um Case de Sucesso no Cooperativismo, conduzida por Haroldo Carneiro e Wagner de Sá, presidente e vice-presidente da Coopanest-GO. A inclusão do case na agenda destaca o papel estratégico das cooperativas na inovação, na sustentabilidade dos serviços e na consolidação de modelos de gestão que fortalecem tanto os profissionais quanto a qualidade assistencial em Goiás.

Encerrando a programação, o Painel 5, “O Cenário do Financiamento em Saúde no Brasil”, trará um debate de alto nível sobre os desafios do financiamento em um sistema universal e constantemente pressionado. O grupo discutirá sustentabilidade financeira, responsabilidade social e alternativas para assegurar acesso, qualidade e viabilidade econômica em hospitais, redes e serviços. Os debatedores serão: Haikal Helou – presidente do Conselho da AHPACEG; Diogo Vieira – presidente do Sicoob Unicentro; René José Moreira dos Santos – Coordenador de Desenvolvimento Institucional do Conass; e Luiz Canedo – presidente da Unimed Goiânia.

Foto: divulgação
Comunicação Setorial da SES-GO

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo