Campanha de doação de sangue do Heana recebe ampla adesão de moradores de Anápolis

Ação realizada com a unidade móvel do Hemocentro de Goiás, que também integra a rede do Governo de Goiás, registra 109 agendamentos e resultou na coleta de 85 bolsas de sangue

Voluntários participam da ação do Heana, em parceria com o Hemocentro, na unidade móvel

O Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana) realizou, na semana passada, mais uma edição da campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea, em parceria com a unidade móvel do Hemocentro de Goiás. A ação registrou 109 agendamentos e resultou na coleta de 85 bolsas de sangue.

A direção do Heana reforça que campanhas como essa são essenciais, especialmente no período de festas de fim de ano, quando aumentam os riscos de acidentes e, consequentemente, a demanda por transfusões — ao mesmo tempo em que os estoques tendem a diminuir. Assim, a iniciativa tem papel fundamental na reposição dos estoques do Hemocentro de Goiás, responsável por fornecer hemocomponentes para toda a rede estadual de saúde.

A mobilização da população neste mês foi considerada extremamente positiva e permitiu que a unidade alcançasse a meta prevista de doadores. Realizada duas vezes por ano, nos meses de julho e dezembro, a campanha reafirma a importância do engajamento coletivo. Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, lembram os organizadores.

Martha Pereira Sol, supervisora de Análises Clínicas e da Agência Transfusional do Heana, destacou a relevância da ação. “Aqui no Heana, realizamos entre 400 e 500 transfusões por mês. São centenas de pacientes e famílias que encontram esperança por meio das doações recebidas. Muitas vidas são salvas diariamente, e tudo começa com alguém que decide estender a mão e doar.”

O Heana agradece a todos que participaram ou apoiaram a campanha e reforça seu compromisso com esse gesto essencial de amor ao próximo. Se você já é doador, continue. Se ainda não doou, pense em dar esse passo tão importante. Sua doação pode ser exatamente o que alguém espera para ter uma nova chance. Doe sangue, doe vida, doe esperança.

G. Costa (texto e foto)/Funev

Governo na palma da mão