Huapa inicia Campanha Abril Verde

Unidade da SES-GO em Aparecida de Goiânia terá fachada iluminada e também promoverá atividades de prevenção a acidentes de trabalho

A cada 48 segundos, um trabalhador sofre algum tipo de acidente de trabalho no País. A cada 3h38min43seg, um profissional morre nessas circunstâncias. Diante desse fato, divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Huapa) celebra o Abril Verde, para conscientizar a sociedade contra os acidentes de trabalho, prevenindo-os da melhor forma. Com fachada iluminada de verde, cor característica da campanha, a unidade promove desta segunda-feira, 15, até sexta-feira, 26, atividades voltada para os colaboradores, reforçando a importância da segurança no ambiente de trabalho.

Por ser uma unidade de saúde, a atenção e o cuidado precisam ser redobrados no Huapa, uma vez que os trabalhadores estão expostos a riscos biológicos, químicos e a resíduos contaminados, por exemplo. No entanto, de janeiro a dezembro de 2018, foram registrados 47 acidentes de trabalho no Huapa, número considerado baixo. “Dentre eles, o mais comum foi o acidente com material biológico, que atingiu 26 trabalhadores. Apesar de ser um número baixo, é fundamental trabalhar com a prevenção”, ponderou a coordenadora do Serviço Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho (Sesmt) do hospital, Ana Flávia Soares.

Além de dissertar sobre os acidentes de trabalho, será abordada também a importância das medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores, por meio das normas regulamentadoras estabelecidas pelo Ministério Público do Trabalho. “Através de blitzes e treinamentos, vamos surpreender os colaboradores na unidade, para fiscalizarmos como estão trabalhando e se estão utilizando todos os equipamentos de proteção individual (EPIs). Nosso intuito não é punir. É educar e mostrar, de forma descontraída, que um simples deslize pode se tornar algo muito sério para o trabalhador”, explicou.

A programação também contará com a exibição de depoimentos em vídeo de colaboradores do Huapa que sofreram algum tipo de acidente de trabalho, compartilhando suas lições e aprendizados.

 

Yasmine de Paiva, do IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo