Benção especial HEMNSL encerra 114ª edição do Gestar Vidas

Último encontro do ano do encontro promovido pela unidade de saúde do Governo de Goiás com as futuras mamães é marcado por oração e distribuição de enxoval para as participantes

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) encerrou, na manhã desta quinta-feira (14/12), a 114ª edição do curso Gestar Vidas, que orienta gestantes e familiares sobre assuntos relacionados à maternidade. O curso conta com 11 encontros e é realizado por uma equipe multiprofissional da unidade do Governo de Goiás.

Criado pelo serviço social com o apoio da capelania hospitalar da unidade, o curso tem como objetivo proporcionar às futuras mamães uma gravidez tranquila por meio do esclarecimento de dúvidas sobre o período gestacional, abordando os temas: planejamento familiar, prevenção às infecções sexualmente transmitidas (Ist/aids), aleitamento materno, aspectos emocionais e drogas na gestação, fertilização, tipos de parto e anestesia, alimentação da gestante e direitos da mulher.

As participantes foram recepcionadas pela diretora operacional, Juliana Paixão; a coordenadora do serviço social, Lourdes Maria; o capelão Rafael Magul e parte da equipe multiprofissional. O capelão deu uma benção especial e fez orações com a participação de todos os presentes. Como de costume, ao final do curso, as gestantes receberam um kit de enxoval doado pelo grupo voluntário Mãos Generosas.

Responsável por captar as doações e entregá-las ao HEMNSL, Magul explicou que o enxoval é confeccionado por mulheres de 50 a 90 anos de idade que desenvolvem esse importante trabalho social. Cada kit de enxoval contém roupinhas, fraldas de pano e descartáveis, produtos de higiene, mantas e outros mimos carinhosamente preparados pelo grupo.

A assistente social Lourdes Maria parabenizou as gestantes e seus companheiros pelo envolvimento e disposição de participar dos encontros. “Em cada aula são passadas informações que vão ajudar tanto as mães como os pais, que são fundamentais no apoio prático e emocional da mulher. São orientações importantes para uma vida inteira”, afirmou.

A diretora operacional Juliana Paixão agradeceu às gestantes pelo compromisso com o grupo. “Nós agradecemos a cada uma de vocês por estarem aqui na maternidade e pela confiança depositada. Mesmo com o encerramento do curso, nossa equipe continuará disponível e à disposição para tirar as dúvidas de vocês, sempre oferecendo apoio. Esperamos que seus bebês nasçam aqui”.

Gratidão
À espera da chegada da Júlia, a gestante Greicy Kelly Lobo, de 30 semanas de gravidez, elogiou o trabalho feito pela maternidade. “Foi muito bom participar de cada encontro. Gostei demais de estar aqui e quero voltar, para ter a minha filha nessa maternidade”, disse a futura mamãe. “Eu também pude aprender bastante, ainda mais sendo pai de primeira viagem”, avaliou o marido de Greicy, motorista José Luiz Neto, que fez questão de acompanhar a mulher em todos os encontros.

“Gostei de participar do curso. Mesmo esperando o terceiro filho, aprendi muito. A equipe está de parabéns por todo o carinho e acolhida que nos dão”, pontuou Liliane da Silva, com 29 semanas de gestação.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo