Autismo
Descrição: É um distúrbio do desenvolvimento humano que vem sendo estudado pela ciência há seis décadas, mas sobre o qual ainda permanecem, dentro do próprio âmbito da ciência, divergências e grandes questões por responder. É uma síndrome definida por alterações presentes desde idades muito precoces, tipicamente antes dos três anos de idade, e que se caracteriza sempre por desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no usa da imaginação.
Causa: As causas são desconhecidas apesar das investigações e estudos feitos
Prevenção: Tendo em vista que o autismo não tem causas conhecidas, a principal preocupação é o diagnóstico precoce, pois os primeiros sinais de anormalidade podem aparecer em bebês. Crianças com dificuldades de falar e brincar com os colegas, que vivem sempre isolados, que parecem surdos ou excitados, que têm um olhar estranho e vago e que não aceitam mudanças na rotina, podem ser fortes candidatas a terem o que popularmente se chama de autismo.
Sintomas: Tendo em vista que o autismo não tem causas conhecidas, a principal preocupação é o diagnóstico precoce, pois os primeiros sinais de anormalidade podem aparecer em bebês. Crianças com dificuldades de falar e brincar com os colegas, que vivem sempre isolados, que parecem surdos ou excitados, que têm um olhar estranho e vago e que não aceitam mudanças na rotina, podem ser fortes candidatas a terem o que popularmente se chama de autismo.
Tratamento: Poucos são os tratamentos atualmente existentes uma vez que os resultados são muito pequenos e morosos. Os tratamentos passam por uma estimulação constante e por um apoio constante como forma de estimular e fazer com que a criança interaja com o ambiente, com as pessoas e com outras crianças.
Frequentemente usa-se a hipoterapia, a musicoterapia, a terapia da fala, a natação, o contato com animais, o apoio em casa e com especialistas e muitas outras abordagens. Infelizmente estas abordagens não resolvem as causas por detrás do autismo. Há que resolver as causas por detrás do autismo e para isso há que compreender quais elas são.